O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” recebeu, nesta quarta-feira (4), o transplante de uma das duas tamareiras (Phoenix dactylifera) centenárias, originárias do Oriente Médio, fruto de compensação ambiental da Construtora Planeta. O segundo exemplar será transplantado nesta quinta-feira (5). Estima-se que a espécie viva, aproximadamente, 150 anos.
As palmeiras estavam em uma área particular localizada na Avenida Professor Arthur Fonseca, na esquina com a Rua Henrique Lamberti, na Zona Sul de Sorocaba, e tiveram sua realocação sugerida pelo Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) nº 45/2023, emitido pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), devido ao seu porte e relevância para a história da cidade. Elas possuem em torno de 20 metros de altura e pesam cerca de dez toneladas cada uma.
Para este trabalho, a empresa responsável pelo transplante, a Construtora Planeta, realizou o preparo 40 dias antes, visando promover a adaptação da planta ao estresse da retirada do solo. As tamareiras estão sendo transportadas com equipamento do tipo guindaste, e transplantadas em frente ao Palacete de Cristal do Jardim Botânico de Sorocaba.
Clube de Jardinagem acompanhou o processo
Os integrantes do Clube de Jardinagem do Jardim Botânico de Sorocaba “Irmão Villas-Bôas”, que se reúnem às quartas-feiras no espaço público, tiveram a experiência de acompanhar o transplante de uma das tamareiras.
“Como o grupo já tinha aprendido, na teoria, em outros encontros, como funciona o processo de transplante de árvores, solicitamos que esse fosse feito em uma quarta-feira, para que eles pudessem acompanhar de perto toda a ação”, explica a técnica ambiental da Sema, Camila Álvares, educadora do Jardim Botânico de Sorocaba.
Promovido pela Sema, o Clube de Jardinagem tem como intuito atender à crescente demanda da comunidade que frequenta o Jardim Botânico e que está interessada em aprender e praticar a jardinagem. A participação é voltada ao público com mais de 18 anos, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.
Jardim Botânico de Sorocaba
Considerado um dos cartões-postais da cidade, o Jardim Botânico de Sorocaba tem área de proteção permanente de, aproximadamente, 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Seu principal intuito é proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de servir ao lazer, à cultura, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.
O principal edifício é o Palacete de Cristal, que possui uma construção de vidro com estruturas metálicas, em área de 500 metros quadrados. O prédio teve como referências construtivas os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis (RJ) e de Curitiba (PR) e abriga jardins internos, com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, ambientes áridos e Jardim Japonês, onde, ainda, são realizados eventos e exposições.
Além dessa instalação, o Jardim Botânico possui três prédios de apoio, Orquidário, Jardim Sensorial de plantas medicinais, trilhas, lagos, alamedas e fragmentos de vegetação natural.
O visitante pode conhecer a Coleção de Árvores Brasileiras, com diversas mudas de espécies arbóreas nativas, que foram plantadas a partir de 2014. A seleção conta com espécies representativas de todas as regiões brasileiras, como, por exemplo, seringueiras, sumaúmas, araucárias, jequitibá, angicos, ipês, pau-brasil, entre outras.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.