A cidade de Sorocaba ficou entre as melhores do País e obteve o Selo Connected Smart Cities, na Categoria Ouro, em evento que aconteceu terça-feira (3) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reunindo representantes de 43 municípios. No ano passado, Sorocaba havia recebido o selo na Categoria Prata. A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes.
O Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado (Planejamento de Cidade Inteligente, Governança de Cidade Inteligente, Planejamento de Infraestrutura e Serviços de TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação, Maturidade de Parcerias e Ecossistema de Inovação) e um considerando o resultado de cada localidade nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
No evento na Capital, Sorocaba esteve representada pela presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em nome do governo municipal. Também foram premiados na Categoria Ouro, os municípios de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Louveira (SP), Maceió (AL), Niterói (RJ), Osasco (SP), Pato Branco (PR), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Belo Horizonte (MG) e Pindamonhangaba (SP).
Considerando a existência de seis dimensões de análise do Selo Connected Smart Cities, a categoria Ouro, segundo a organização, é atingida por cidades que estão em estágio avançado ou concluído em projetos de planejamento inteligente, governança, infraestrutura e ecossistema de inovação.
Sorocaba também tem adotado o uso de tecnologias que impactam diretamente nos serviços prestados à população. Uma delas é o App “Agenda UBS Sorocaba”. Pelo dispositivo, é possível realizar o agendamento on-line de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde, além de acessar dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de atendimentos.
Na Educação, a cidade realizou modernização tecnológica, com a entrega de equipamentos de informática, como tablets, notebooks e Chromebooks para alunos e professores da rede municipal, além da instalação de lousas digitais em todas as escolas. Foi adquirida, também, a plataforma Google for Education, um conjunto de ferramentas que contribui na interação entre professores e estudantes, além de implantar os “Espaços Maker” nas unidades de ensino, que estimula a inovação e o uso de novas tecnologias entre os alunos.
Em paralelo, a Sorocaba está modernizando toda iluminação dos espaços públicos, com a troca dos dispositivos comuns por tecnologia de LED e telegestão, tornando todo o sistema mais eficiente. Há prédios públicos que já contam com sistema de geração de energia fotovoltaica, propiciando economia aos cofres do município. Ao passo que a frota de ônibus tem sido modernizada, equipada com rede de internet sem fio, entrada para carregamento de eletrônicos e ar-condicionado, sendo que opera, até o momento, com três veículos 100% elétricos e ambientalmente corretos.
Entre as boas práticas que Sorocaba adotou também está o programa “Sandbox Sorocaba”, que torna a cidade um ambiente de testes para soluções tecnológicas inovadoras. O projeto foi criado por meio da Lei nº 12.682/2022, regulamentada pelo Decreto 27.727/2023.
Também durante o evento em São Paulo, a presidência do PTS participou de painel de debates, sob o tema “Cidades Resilientes – Tecnologias”, que tratou como as tecnologias de prevenção de acidentes naturais são importantes para a detecção precoce, o monitoramento em tempo real e a resposta rápida a desastres, minimizando danos materiais, salvando vidas, e ajudando na resiliência e recuperação das comunidades afetadas.