Dia da Mulher: a presença feminina em multinacional de máquinas pesadas em Sorocaba 

Dia da Mulher: a presença feminina em multinacional de máquinas pesadas em Sorocaba 

Mulheres quebram barreiras e ocupam altos cargos em setores liderados pelos homens

Embora ainda existam diferenças significativas em relação à presença da mulher em cargos e funções tradicionalmente dominados por homens, a representatividade delas nesses espaços tem aumentado ao longo dos anos.

O setor de máquinas e equipamentos pesados, uma área historicamente dominada por homens, vem acompanhando essa evolução, ainda que em um ritmo menos acelerado, conforme pesquisa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Estima-se que as mulheres representam cerca de 10% a 15% da força de trabalho nessa área.

Quando se trata de cargos de liderança, as mulheres ocupam 37% dessas posições no Brasil, segundo dados de 2022 da consultoria McKinsey & Company. Entre elas está Fernanda Prado, Gerente Regional Brasil da Link-Belt. Com 10 anos de trajetória na empresa, Fernanda iniciou na área de vendas internas, passou por Supply Chain, até chegar à gerência. Apesar de nunca ter trabalhado com equipamentos pesados antes de ingressar na Link-Belt, se encantou pelas escavadeiras, e, com muito estudo, conquistou um vasto conhecimento sobre as máquinas e o mercado. 

Fernanda destaca que, mesmo em um setor predominantemente masculino, sempre foi respeitada. Acredita que sua postura e confiança foram essenciais para essa aceitação. Para ela, algumas características femininas, como a capacidade de ser multitarefas e a resiliência, contribuem para o sucesso. “Somos competentes, dedicadas e esforçadas, e os resultados falam por si. Estamos onde devemos estar! E, cada vez mais, as mulheres ocuparão cargos altos, mas sem competição com os homens. Somos iguais e estamos aqui por nosso esforço e dedicação”, reflete Fernanda.

Outro exemplo de liderança feminina na Link-Belt é Maysa Ribas, Gerente Regional para América Latina, que tem 13 anos de experiência no setor de Comércio Exterior e quase dois anos na multinacional de escavadeiras. Maysa sempre se interessou pelo mercado de máquinas pesadas devido às suas múltiplas aplicações e necessidade em diversos setores. Quando soube da vaga na Link-Belt, se candidatou e, atualmente, é uma das mulheres em cargos de liderança na empresa. 

“Acredito que o futuro será muito promissor, com ainda mais oportunidades do que as que temos hoje. As empresas estão, felizmente, percebendo a importância da diversidade e oferecendo mais oportunidades para nós, criando ambientes mais inclusivos e colaborativos. Tenho confiança de que, com o tempo, essa tendência só tende a crescer, proporcionando um mercado de trabalho mais justo e igualitário”, conclui Maysa.

Assim como a Link-Belt, globalmente, grandes empresas do setor de equipamentos pesados têm promovido iniciativas de inclusão e maior conscientização sobre a importância da diversidade, o que vem contribuindo para que as mulheres conquistem cada vez mais espaço nessa área. O apoio a programas de treinamento, como também a mudança cultural nas companhias e a quebra de estereótipos, são passos essenciais para aumentar essa representatividade.

A expectativa, ao longo dos próximos anos, é que a presença feminina aumente ainda mais com mulheres bem-sucedidas em funções operacionais e em cargos estratégicos e de liderança. 

Sobre a LBX Company

A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.

Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Sobre a Link-Belt Latin America

As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

Grupo Sumitomo

A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *