Vendas no Natal crescem 4% em comparação ao mesmo período de 2023

Vendas no Natal crescem 4% em comparação ao mesmo período de 2023

As vendas do varejo em Sorocaba no Natal de 2024 apresentaram um desempenho positivo, seguindo a tendência nacional registrada pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que foi de 3,4%. Entre os dias 19 e 25 de dezembro, o volume de vendas em Sorocaba cresceu 4,2% em comparação ao mesmo período de 2023, com destaque para o aumento nas vendas presenciais, superando a média de crescimento nacional, aponta estimativa da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).

Os setores que mais impulsionaram esse crescimento foram:

Supermercados e Hipermercados, com aumento de 6,2%. O segmento liderou o crescimento, refletindo o movimento intenso para compras de alimentos e itens de ceia natalina;

Drogarias e Farmácias registraram alta de 5,8%, evidenciando a busca por presentes, como kits de cuidados pessoais e produtos de saúde;

Óticas e Joalherias apresentaram um crescimento de 5,7%, demonstrando que artigos de luxo e presentes personalizados estiveram em alta;

Bares e Restaurantes, com crescimento de 4,6%, refletindo o aumento na demanda por confraternizações e refeições fora de casa durante o período natalino;

Turismo e Transporte, com 4,1% de aumento. O setor se beneficiou do maior movimento de viagens e planejamento de férias de fim de ano;

Varejo Alimentício Especializado registrou alta de 3,5%, indicando maior procura por produtos gourmet e de qualidade para as festividades;

Cosméticos e Higiene Pessoal, com 3,1% de aumento, tendo consumidores que buscaram os presentes práticos e itens de autocuidado.

Conforme o economista do Núcleo de Estudos Econômicos da Athon Soluções, Roque Camargo, Sorocaba acompanhou essa tendência positiva, com lojas e shoppings movimentados durante a semana que antecedeu o Natal. “A combinação de fatores, como maior confiança do consumidor e promoções estratégicas, impulsionou o desempenho do comércio local, consolidando a data como um dos períodos mais importantes do ano para o varejo”.

Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, esse cenário “reforça a importância de estratégias bem planejadas para os comerciantes locais, visando aproveitar a força do Natal para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com os consumidores”.

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba

Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

TikTok ACSO: @acsorocaba

TikTok Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Threads ACSO: @acsorocaba

Threads Conselho Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Site: www.acso.com.br

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *