Economista avalia que interior de São Paulo está crescendo e valorizando
Adquirir um terreno de alto padrão pode custar até oito vezes menos em Sorocaba (SP) do que na região de Alphaville, por exemplo, um bairro nobre dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba (SP), formado por uma série de condomínios fechados de alto padrão.
Enquanto o metro quadrado nessas cidades ultrapassa R$ 8 mil, no Residencial Saint Patrick, um dos empreendimentos mais sofisticados do interior paulista, em Sorocaba, o valor médio é de aproximadamente R$ 1 mil. Um economista explica a diferença de preço, apontando para fatores, como custo de aquisição do terreno e afirma que a região do interior passa por uma valorização que rende lucro para quem investe (leia mais abaixo).
“O Residencial Saint Patrick foi planejado para atender a um público exigente, que busca segurança, qualidade de vida e um ambiente diferenciado para viver. Os terrenos são amplos, infraestrutura completa e localização privilegiada, que permite estar perto de São Paulo, mas com toda a tranquilidade e vantagens do interior paulista”, destacou, em comunicado, a Guarda Empreendimentos, empresa responsável pela implantação do Saint Patrick e outros loteamentos na região de Sorocaba.
O economista Geraldo Almeida destaca que a valorização de cidades do interior tem sido uma tendência crescente. “Quem comprar, agora, provavelmente vai ganhar dinheiro, porque, hoje, está mais em conta. Essa região está crescendo e já tem muitos atrativos”, explica. Ele aponta que o custo de aquisição do terreno no interior ainda é mais acessível do que em regiões metropolitanas consolidadas, permitindo um retorno financeiro maior para investidores e compradores.
“Quando a empresa paga barato em um terreno, ela consegue vendê-lo por um preço mais em conta. São uma série de outros fatores que também interferem nos valores que chegam ao consumidor final, como infraestrutura, localização, demanda e o próprio planejamento do empreendimento”, detalhou o economista.
Com terrenos a partir de 1.000 m², o residencial de Sorocaba, o Saint Patrick, possui duas portarias com controle de acesso de última geração, segurança e monitoramento 24 horas. O cabeamento subterrâneo de energia elétrica e comunicação mantém a estética sofisticada do empreendimento, enquanto a rede própria de telefonia em fibra óptica – FTTH garante conectividade de alto desempenho.
O projeto ambiental desenvolvido preserva mais de 50% de área verde que o exigido e comporta, ainda, o plantio de milhares de espécies nativas do Sudeste do país, como: ipês de todas as cores, pau-ferro, pau-brasil, palmeiras-das-canárias e árvores frutíferas.
O cuidado da empresa com a preservação da biodiversidade é tanto que ela construiu duas passagens subterrâneas para os animais silvestres não terem que atravessar as vias do lote, protegendo-os das interferências humanas, como o trânsito de veículos.
Para saber mais sobre os empreendimentos e as oportunidades de investimento, acesse os perfis no Instagram: @residencialsaintpatrick; @jardimterrabella; @jardimsaolucas e @guardaempreendimentos ou envie uma mensagem para: (15) 98109-0055.