Sesc Sorocaba apresenta projeto Artistaiada – Encontro de Teatro de Rua 

Sesc Sorocaba apresenta projeto Artistaiada – Encontro de Teatro de Rua 

Todas as atividades são gratuitas, e acontecem entre os dias 4 e 8/6. 

O projeto Artistaiada propõe uma série de espetáculos voltados ao teatro de rua, pautados pelo fazer coletivo, considerando os espaços públicos, de livre circulação, como lugares de encenação e troca com o público.  

Além das apresentações, a iniciativa inclui bate-papos e oficinas com representantes dos grupos participantes e artistas locais e regionais. 

Confira mais sobre todas as atividades: 

De 4 a 8/6 – Quarta a Domingo 

Diversos horários | Intervenção 

Chegança 

Uma “juntada de artistas” realiza um cortejo performático, chamando e recebendo o público, avisando que a Artistaiada chegou. Ocorre 30 minutos antes do início das apresentações. 

Dia 4 – Quarta 

19h | Bate-papo 

Atualidade do teatro de rua no Brasil 

Roda de conversa que busca expor como o teatro de rua tem sobrevivido nestes últimos anos, após a diminuição dos festivais e encontros nacionais, diminuição dos editais e recursos oriundos de políticas públicas para a cultura.   

O bate-papo acontece no Sesc Sorocaba, com vagas limitadas, classificação de 14 anos. Para participar é só chegar. 

Dia 5 – Quinta 

10h | Oficina 

Princípios do teatro popular e de rua 

A atividade apresenta as principais estratégias adotadas pelo grupo Clowns de Shakespeare para a construção da cena para a rua, perpassando por possibilidades de criação que entendem a ideia de um teatro popular não necessariamente como aquele que está ligado às formas da tradição, mas também a linguagens mais próximas à performatividade, desde que tenham como premissa o desejo de comunicação e/ou relação com o público. 

A atividade acontece no Sesc Sorocaba, com vagas limitadas, classificação de 16 anos e demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. 

16h | Espetáculo 

Tr3s Porcos 

Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos. 

A apresentação acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

20h | Espetáculo 

Ubu: O que é bom tem que continuar 

A obra tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação da história, a obra desloca esses personagens para um país lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio a influencers e cachos de bananas, Pai e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. 

A apresentação acontece no Sesc Sorocaba, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

Dia 6 – Sexta 

20h | Espetáculo 

Okan 

Misturando ficção e realidade, a dramaturgia é engajada e construída a partir de relatos de mulheres de diversas origens, como lideranças comunitárias, mulheres do cangaço, indígenas guaranis, catadoras, quilombolas, refugiadas e ativistas. Essas narrativas revelam aspectos históricos e culturais marcados por experiências coletivas de vida, luta e resistência. 

A apresentação acontece no Sesc Sorocaba, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

Dia 7 – Sábado 

10h | Intervenção 

Mamulengo da Folia 

O enredo gira em torno do casamento da personagem Marieta, que desencadeia várias pequenas histórias que sempre dialogam com o contexto político e social atual. O casamento é ameaçado pelo diabo, que acaba levando pauladas e sendo expulso do recinto. Os músicos forrozeiros, atuando como interlocutores do início ao fim, estabelecem uma ligação entre o público e os bonecos. 

A apresentação acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

14h | Oficina 

Atoação de rua 

A oficina propõe uma prática, com as integrantes do Grupo Xingó, de um compartilhar das ferramentas e pesquisas utilizadas pelo grupo: contato, improvisação e educação somática; sonoridades afrodiaspóricas; teatro de rua e formas de expressão populares brasileiras para concepção de uma saída de rua, com as atuadoras. 

A atividade acontece no Sesc Sorocaba, com vagas limitadas, classificação de 14 anos e demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. 

20h | Espetáculo 

Opa! Mais uma vez 

Link de fotos em alta: https://photos.app.goo.gl/ZyS9XjuyMUxCzLJP8 

Encenação épica livremente inspirada no original “Peças e Pessoas”, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, a peça tem como tema central a disputa entre dois reinos pela última fonte de água, por meio de um antigo jogo de guerra: o xadrez. 

A apresentação acontece no Sesc Sorocaba, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

Dia 8 – Domingo 

16h | Espetáculo 

Maria em terras de gigantes 

A peça nos leva a um vilarejo onde Maria, uma garota curiosa e corajosa, quer seguir seus próprios sonhos, apesar do que todos esperam dela. Quando ela tem a chance de se tornar princesa, Maria percebe que não é isso que quer e decide fugir para perseguir sua verdadeira paixão: o futebol. 

A apresentação acontece no Parque das Águas, com classificação livre. Para assistir é só chegar. 

Confira mais sobre essas e outras atividades da programação do Sesc Sorocaba em sescsp.org.br/sorocaba. 

SERVIÇO 

Sesc Sorocaba       

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.       

Fone: (15) 3332-9933.     

Praça Coronel Fernando Prestes 

 R. São Bento, s/n – Centro 

Parque das Águas 

R. Antônio Joaquim Santana, 714 – Jardim Maria do Carmo 

+ informações  

facebook.com/sescsorocaba 

instagram.com/sescsorocaba 
youtube.com/sescsorocaba 

sescsp.org.br/sorocaba 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *