A cirurgia plástica, tanto estética, quanto reparadora, tem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas. No entanto, a segurança e a ética nesse campo são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes, assim como dos médicos e demais profissionais envolvidos.
Dr. Carlos Alberto Borges, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especialista com vasta experiência na área, destaca a importância desses aspectos nas práticas médicas.
“O compromisso com a segurança do paciente deve ser a prioridade máxima em qualquer procedimento cirúrgico. Isso inclui uma avaliação minuciosa do estado de saúde do paciente, a utilização de técnicas cirúrgicas avançadas e a manutenção de um ambiente hospitalar seguro e adequado,” afirma Dr. Borges.
Além da segurança, a ética é um pilar fundamental na prática da cirurgia plástica. “É nosso dever, como médicos especialistas, orientar os pacientes, de maneira clara e transparente, discutindo expectativas realistas e garantindo que todas as decisões sejam tomadas, de forma consciente e bem-informada. A cirurgia plástica deve ser uma escolha pessoal, livre de pressões externas e modismos,” reforça.
Dr. Borges também chama a atenção para a importância de buscar profissionais qualificados e devidamente credenciados, membros na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “Infelizmente, a busca por resultados rápidos e procedimentos a preços reduzidos tem levado muitas pessoas a clínicas não regulamentadas, colocando sua saúde em risco. Sempre verifique se o cirurgião plástico é membro da SBCP e se a clínica possui as certificações necessárias,” alerta Dr. Borges.
Ética na comunicação
Com o crescimento das redes sociais, cada vez mais pacientes de cirurgia plástica são expostos na Internet para divulgar os resultados dos procedimentos. Embora essa prática possa ser uma ferramenta eficaz de marketing, nem sempre a imagem e a privacidade dos pacientes são devidamente respeitadas, como deveriam. Muitos pacientes são fotografados e filmados sem o devido consentimento explícito ou são persuadidos a compartilhar suas histórias e imagens, em troca de descontos ou outras vantagens. Isso levanta sérias questões éticas sobre o respeito à autonomia e à privacidade do paciente, além de potencialmente expô-lo a julgamentos públicos e críticas que podem impactar negativamente na sua autoestima e saúde mental.
“Nosso objetivo é proporcionar resultados que melhorem a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, sempre respeitando os princípios éticos e priorizando a saúde e segurança de cada um,” conclui o Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para mais informações sobre cirurgias plásticas, acesse: @dr.borgescirurgiaoplastico nas mídias sociais ou ligue: (15) 3224-4442 (agendamento de consultas). A Clínica de Cirurgia Plástica onde atua o Dr. Carlos Alberto Borges fica localizada na Av. Antônio Carlos Comitre, 659, no Parque Campolim, em Sorocaba/SP.