23 missões empresariais conectam pequenos negócios da região aos setores de alimentos, beleza e turismo
Com foco em inovação, competitividade e geração de novos negócios, o Sebrae-SP promoveu 23 missões empresariais ao longo do mês de abril, levando pequenos empreendedores da região de Sorocaba para três das principais feiras setoriais do país. Os eventos Anuga Select Brazil, Hair Summit e WTM Latin America, ocorreram em São Paulo e reuniram milhares de profissionais do Brasil e do exterior.
A ação envolveu empreendedores de 17 municípios da região, entre eles Sorocaba, Ibiúna, Piedade, Boituva, Tapiraí, Araçariguama, Tatuí, Pilar do Sul, Porto Feliz, Capela do Alto, Mairinque, Araçoiaba da Serra, Alambari, Guareí, Angatuba, Alumínio e Salto de Pirapora.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, a iniciativa busca aproximar os pequenos negócios das principais tendências de mercado, além de promover oportunidades reais de networking e parcerias.
“Nosso objetivo é levar os empreendedores onde as oportunidades acontecem. O Sebrae-SP atua como ponte entre os pequenos negócios e o mercado, e as missões empresariais são uma forma concreta de promover conhecimento, inovação e visão de futuro”, afirma.”Cada missão é pensada estrategicamente para que os participantes retornem com novos contatos, ideias e perspectivas que possam ser aplicadas de forma prática em seus negócios”, completa Martins.
Feiras e cidades participantes
O Sebrae-SP realizou 16 missões para a Anuga Select Brazil, principal feira nacional do setor de alimentos e bebidas. O evento, que destacou as inovações e tendências do mercado, reuniu empreendedores do varejo, food service, alimentação fora do lar e hotelaria. Entre os municípios representados estiveram presentes Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Tapiraí, Piedade, Tatuí, Mairinque, Salto de Pirapora, Boituva, Sorocaba, Angatuba, Ibiúna, Guareí, Pilar do Sul, Capela do Alto, Alumínio e Porto Feliz.
No Hair Summit, evento que reuniu mais de 30 mil profissionais da beleza, três missões levaram participantes a congressos, workshops e a imersão nas principais tendências do setor. Os municípios de Ibiúna, Alambari e Salto de Pirapora marcaram presença na feira, que é referência para o mercado de cosméticos.
Na WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, foram realizadas quatro missões com a participação de Ibiúna, Piedade, Salto de Pirapora e Tapiraí. Com mais de 29 mil profissionais do setor e quase 800 empresas expositoras, o evento se consolidou como uma plataforma estratégica para fortalecer o networking e gerar novas oportunidades de negócios no mercado turístico.
As missões fazem parte da estratégia do Sebrae-SP de fomentar o desenvolvimento regional, ampliar o acesso à inovação e fortalecer a presença de micro e pequenas empresas em ambientes de negócios estratégicos.
“Essas experiências proporcionam uma verdadeira transformação no olhar do empreendedor. Eles voltam com novas ideias, mais preparados para inovar e buscar diferenciação no mercado. É gratificante ver como cada missão gera impacto real nos negócios locais”, destaca Karen Ajala, analista de negócios do Sebrae-SP.
E as oportunidades continuam: ainda em abril, o escritório regional de Sorocaba realizará 2 missões para a Automec, feira voltada ao setor de autopeças e reparação automotiva, e 11 missões para a Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina.
As missões empresariais são organizadas em parceria com as unidades Sebrae Aqui que estão presentes em 28 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Os empreendedores interessados em participar de futuras missões devem verificar a programação diretamente com a unidade Sebrae Aqui mais próxima de sua cidade ou município vizinho para saber sobre as oportunidades e saídas de missões previstas.