Plenária do Ciesp Sorocaba debateu alterações da NR-1 que incluem riscos psicossociais

Plenária do Ciesp Sorocaba debateu alterações da NR-1 que incluem riscos psicossociais

No encontro a equipe do SENAI também apresentou o Programa Mover, voltado para a cadeia da indústria automotiva.


As mudanças na redação da Norma Regulamentadora (NR) 1 e o Programa Mover foram temas discutidos na reunião plenária realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, no dia 20 de março, no auditório da Escola Senai Luiz Pagliato.

O encontro, promovido em parceria com o Senai Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba, contou com a presença de cerca de 80 empresários, além da participação do diretor titular e do primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos e Mario Tanigawa, respectivamente, e do diretor das escolas do Senai de Sorocaba, professor Celso Taborda.

Durante a abertura, Taborda destacou que as escolas do Senai têm como missão atender as indústrias de Sorocaba e região. “O mais importante de nossas escolas é a conexão que temos com as indústrias. Receber uma plateia tão qualificada como essa é uma grata satisfação para todos os colaboradores do SENAI”, afirmou.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, ambos os temas abordados na reunião foram de relevância para a indústria. “Tanto o programa Mover, que é o antigo Rota 2030, que beneficia toda cadeia automotiva e oferece 600 horas de consultoria gratuita para as indústrias desse segmento, quanto o tema abordado pela advogada trabalhista Andrea Valio, diretora jurídica do Ciesp, a respeito das alterações da NR-1, são temas atuais e importantes para o dia a dia das indústrias”, ressaltou.

Syllos também abordou outros assuntos de destaque do Ciesp, tais como o Programa SP Produz, que está sendo realizado em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba e a Inova Sorocaba; o Plano de Desenvolvimento Regional que está sendo desenvolvido juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e o Ciesp Sorocaba; a prorrogação dos incentivos do ICMS Paulista; entre outros temas.

Alterações da NR1

Em sua palestra, a diretora jurídica do Ciesp, Andrea Valio, destacou as alterações que entrarão em vigor a partir do próximo dia 26 de maio, que dispõe sobre os riscos psicossociais no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). “A NR-1 é um guia que define conceitos essenciais para a segurança e a saúde no trabalho. Essa norma já sofreu várias alterações, mas esta última modificação, que inclui os riscos psicossociais no PRG é a mais recente e não oferece diretrizes muito claras para as empresas”, observou.

A advogada apresentou dados do Ministério da Previdência Social que demonstram que, em 2024, 472 mil trabalhadores foram afastados do trabalho por questões de saúde mental no Brasil. “Esse é o maior número em dez anos.  Com base nisso, é importante destacar alguns exemplos considerados como risco psicossocial, tais como: metas excessivas, jornadas de trabalho muito extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais, falta de autonomia e condições precárias no trabalho. Esses temas não estão descritos na legislação, mas devem ser considerados pelas empresas” explicou.

Segundo Andrea, as empresas têm até o dia 26 de maio para inserir os riscos no PGR e apresentar o plano de ação. “As empresas de teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde serão os primeiros setores a serem fiscalizados. Em uma eventual fiscalização, as empresas que não tiverem inserido esses riscos no PGR serão autuadas com multas que variam de 500 reais a 6 mil reais por situação”, completou. 

Apresentação do MOVER

Na sequência, a coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai, Jucilene Almeida, apresentou o Programa MOVER, que visa ampliar a produtividade do Setor Automotivo, sendo uma oportunidade de consultorias gratuitas para indústrias da cadeia automotiva, tanto fornecedores diretos, quanto indiretos.

De acordo com a palestrante, o Senai é uma das instituições credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para atuar no Programa Mover. “O programa visa oferecer incentivos para a cadeia automotiva. O Governo Federal reduziu a alíquota de importação de autopeças e em troca a indústria aporta 2% do valor importado em projetos desenvolvidos pelo SENAI. Além dos cursos e consultorias gratuitas, estão previstos novos recursos que ultrapassam R$ 40 milhões para projetos de inovação e produtividade”, explicou.

Segundo Jucilene, o próximo edital do Programa MOVER deverá ser lançado nos próximos meses e as empresas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo e-mail: Jucilene.almeida@sp.senai.br.

No encontro, o Ciesp Sorocaba prestou uma homenagem especial para o Grupo Golphe, que completou 25 anos de atuação no mercado. A empresa foi representada pelas diretoras do grupo, Cristiane Oliveira e Ligia Mazza.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2025 irá completar 75 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

Voltada ao fortalecimento da indústria e ao desenvolvimento econômico da região, a entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.  

Para mais informações, entre em contato pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *