Nuvens de poluição, tempestades e mudanças climáticas: a literatura pode solucionar curiosidadese te ajudar na prática de ações sustentáveis

 Nuvens de poluição, tempestades e mudanças climáticas: a literatura pode solucionar curiosidadese te ajudar na prática de ações sustentáveis

Confira a lista de livros disponíveis na BibliON – a biblioteca digital gratuita de São Paulo – que abordam práticas sustentáveis e os cuidados com a natureza

As alterações climáticas têm sido cada vez mais comuns e ao longo do tempo estão se tornando mais perceptíveis ao ser humano. Com o assunto em alta por conta dos acontecimentos recentes, como as nuvens de fumaça que permearam a capital de São Paulo, as tempestades com fortes rajadas de vento, entre outros ocorridos, o assunto tem gerado curiosidades e debates.

A BibliON – Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo – produziu uma lista com diversos livros que podem ajudar a entender os acontecimentos que resultam no atual cenário. Além disso, o conhecimento é o melhor caminho para lidar de maneira mais consciente com as problemáticas e adotar medidas mais conscientes em relação ao meio ambiente. Confira as leituras disponíveis no acervo.

101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo – Marcus Hyonai Nakagawa

Como colocar a sustentabilidade no meu dia a dia? Quais ações posso colocar em prática para melhorar o mundo? Depois de anos ouvindo essas perguntas praticamente todos os dias, Marcus Nakagawa reuniu o conhecimento que acumulou ao longo de sua rica experiência na área da sustentabilidade e criou 101 ações palpáveis para mudar o mundo. As ações, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, englobam atividades que crianças, jovens e adultos podem implementar em sua rotina, inclusive em família! Com um pouco de interesse e dedicação, juntos, podemos fazer a diferença! E aí, preparados para começar?

Desenvolvimento sustentável – Ana Luiza de Brasil Camargo

Em nenhuma fase anterior da história, a humanidade teve tanto poder de interferir nos ciclos da natureza e de alterar ecossistemas vitais quanto o revelado pela sociedade contemporânea. Os problemas ambientais aumentaram dramaticamente nas últimas décadas, possuem escopo global e estão intimamente relacionados com o comportamento humano. Contudo, constituem apenas uma das várias facetas de uma crise maior e mais complexa do momento em que vivemos. Neste panorama, o desenvolvimento sustentável aparece como proposta de um novo modelo que permite harmonizar a relação do homem com a natureza e as relações dos homens entre si. Conforme comenta a professora Sandra Sulamita N. Baasch no prefácio, a autora “queria produzir algo para que os alunos, ao entrarem na área de Gestão da Qualidade Ambiental, pudessem ler e iniciar seus processos de reflexão sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável”. Expressões do cotidiano, amplamente utilizadas tanto em discursos como em aulas, mas fragilmente incorporadas em nossas vidas. Estamos vivenciando um momento de transição para um novo modelo que ainda não experimentamos, mas que nos inspira a sensação de integridade e unidade. É “a partir desse sopro do novo que este trabalho acontece”.

Ética e meio ambiente – M.L. Pelizzoli

A obra comenta as atuais marcas de uma época em mutação e a emergência de novos paradigmas, especialmente o ecossistêmico. Por um lado, o autor faz ver a decadência que se instalou em muitas áreas de nosso mundo, e por outro lado, demonstra um coletivo tanto de movimentos e pensadores quanto de posturas científicas e holísticas que marcam um novo começo com base em uma postura mais ética.

Primavera silenciosa – Rachel Carson

“Por meio de uma linguagem simples e usando informações a respeito das radiações atômicas, Carson descreveu como os inseticidas alteravam os processos celulares das plantas, animais e seres humanos.” Raramente um único livro altera o curso da história, mas Primavera silenciosa, de Rachel Carson, fez exatamente isso. O clamor que se seguiu à sua publicação em 1962 forçou a proibição do DDT e instigou mudanças revolucionárias nas leis que dizem respeito ao nosso ar, terra e água. A preocupação apaixonada de Carson com o futuro de nosso planeta reverberou poderosamente por todo o mundo, e seu livro eloquente foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista. Este notável trabalho de Rachel Carson foi considerado em 2000, pela Escola de Jornalismo de Nova York, uma das maiores reportagens investigativas do século XX. Esta edição inclui um posfácio do escritor e cientista Edward O. Wilson. A introdução, da aclamada biógrafa Linda Lear, conta a história da forma corajosa como Carson defendeu suas verdades diante do ataque impiedoso da indústria química logo após a publicação de Primavera Silenciosa e antes de sua morte prematura. Edward O. Wilson é autor de dois livros que receberam o prêmio Pulitzer, Da Natureza Humana e The Ants [As formigas]. Seu livro mais recente é A Criação – como Salvar a Vida na Terra. Linda Lear é a autora de Rachel Carson, Witness for Nature [Rachel Carson, testemunha da natureza].

BibliON

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *