Com a presença da professora e pesquisadora Bianca Tavolari, encontro do dia 26 de setembro discute a obra ‘Kyoto’ de Yasunari Kawabata
O livro “Kyoto”, escrito em 1962 por Yasunari Kawabata e traduzido por Meiko Shimon (Estação Liberdade) é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, que ocorre na quinta-feira (26/09) às 19h de forma on-line. A publicação conta a história de Chieko, filha adotiva de um comerciante de quimonos, e sua família. A filha assiste de perto o processo de falência da loja de seus pais, assim como uma forte mudança nos valores culturais na cidade onde mora, a antiga capital japonesa que dá nome ao livro. Além de vivenciar transformações comerciais e culturais em sua cidade devido as novas influências do ocidente, Chieko conhece sua irmã gêmea, da qual foi separada quando eram bebês. Criadas em ambientes diferentes, elas lidam com as novas mudanças em suas vidas assim como o afloramento da sexualidade na adolescência.
A convidada especial desta edição é a professora e pesquisadora Bianca Tavolari, escritora e coordenadora da seção As cidades e as coisas na revista Quatro Cinco Um. Na revista, a sessão aborda questões sociais, arquitetônicas e urbanísticas sobre cidades no mundo inteiro. Além de doutora e mestre em Direito pela USP, onde também tem graduação em Filosofia, Bianca já foi docente no Insper e na Universidade de St. Gallen, na Suíça, ambas entre 2018 e 2023.
A conversa terá como mediadores Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.
Primeiro escritor japonês a receber o Nobel de Literatura, em 1968, Yasunari Kawabata é considerado um dos maiores nomes na história da literatura japonesa. Kyoto, de 1962, foi uma das últimas obras finalizadas pelo autor antes de sua morte dez anos mais tarde. Ela também é marcada por sua riqueza nas descrições da cidade, mergulhando nos costumes, cultura e dialeto que inspiraram dois filmes a partir da obra. Uma do diretor Noboru Nakamura, indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1964, e outra de Kon Ichikawa, de 1980.
Sobre o Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Com a mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, e Paulo Werneck, diretor de redação da revista Quatro Cinco Um, o Clube discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. Todo mês, o encontro de caráter informal conta também com a presença de um leitor convidado, e já recebeu grandes profissionais de língua japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.
Serviço
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
“Kyoto”
Quando: quinta-feira, 26/09
Horário: 19h
Convidada: Bianca Tavolari
Duração: cerca de 90 minutos
Custo: participação gratuita, mediante inscrição prévia (vagas limitadas)
Inscrição: https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/
Acesso: online, via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado aos inscritos por e-mail.
Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora por meio do cupom JHSP451. O cupom fica vigente entre 29/08 e 28/09, válido para 1 uso único por CPF.