Os clubes de leitura das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos transformam a leitura em uma experiência coletiva, com encontros presenciais e online que promovem debates literários e a troca de ideias sobre obras selecionadas
Os clubes de leitura das Bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL) criam oportunidades para que a leitura deixe de ser uma atividade solitária e se transforme em um momento de troca e discussão. Ambos os espaços promovem dois encontros mensais (presencial e online), que incentivam o debate sobre livros selecionados e ampliam o acesso à leitura.
Na Biblioteca de São Paulo, o livro escolhido para setembro é Caro Michele, de Natalia Ginzburg. A discussão acontece no dia 20 de setembro, das 15h às 17h, com mediação da equipe da BSP. Para essa atividade, os participantes contam com a parceria da Companhia das Letras, que ao final do encontro sorteia um livro da editora. No formato online, a biblioteca propõe a conversa sobre Um Exu em Nova York, de Cidinha da Silva, que será realizado no dia 19 de setembro, também das 15h às 17h. O livro está disponível gratuitamente na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo.
A Biblioteca Parque Villa-Lobos, por sua vez, oferece encontros similares. No dia 28 de setembro, das 15h às 16h15, será discutida a obra A Caixa-preta, de Amós Oz, em seu evento presencial (também com parceria com a Companhia das Letras). O clube online da BVL promove o papo sobre Longe das aldeias, de Robertson Frizero (também disponível na BibliON), no dia 26 de setembro, das 15h às 17h.
Confira abaixo a programação
Biblioteca de São Paulo (BSP):
Clube de Leitura on-line
Um Exu em Nova York, de Cidinha da Silva
19 de setembro, das 15h às 17h.
Parceria BibliON – https://biblion.odilo.us/info/um-exu-em-nova-york-01013412
Inscrições gratuitas pelo site https://bsp.org.br/agenda/
Clube de Leitura presencial
Caro Michele, de Natalia Ginzburg
20 de setembro, das 15h às 17h.
Parceria Companhia das Letras, ao final do encontro haverá o sorteio de um livro da editora
Inscrições gratuitas pelo site https://bsp.org.br/agenda/
Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL):
Clube de Leitura – Online
Longe das aldeias, de Robertson Frizero
26 de setembro, das 15h às 17h.
Parceria BibliON – https://biblion.odilo.us/info/longe-das-aldeias-00912915
Inscrições gratuitas pelo site https://bvl.org.br/agenda/
Clube de Leitura presencial
A caixa preta, de Amós Oz.
28 de setembro, das 15h às 16h15.
Parceria Companhia das Letras, ao final do encontro haverá o sorteio de um livro da editora
Inscrições gratuitas pelo site https://bvl.org.br/agenda/
Sobre a Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.