A economia de Sorocaba atravessa um momento de contrastes. Enquanto a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) pressiona o poder de compra da população, a liberação das contas bloqueadas do Saque-Aniversário do FGTS na quinta-feira (6) pode injetar liquidez no mercado. Esses fatores tendem a impactar diretamente o comportamento do consumidor e a atividade empresarial na região.
A inflação de 1,23% registrada pelo IPCA-15 em fevereiro reflete o aumento nos custos de itens essenciais, como alimentos, transporte e energia elétrica. Com a renda familiar pressionada, setores do comércio, como vestuário, eletroeletrônicos e lazer, podem sentir uma retração nas vendas. “Nosso comércio precisa estar atento a essas mudanças no comportamento do consumidor, que passa a priorizar gastos essenciais”, afirma Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).
De acordo com o economista Roque Camargo, do Núcleo de Estudos Econômicos da Athon Soluções, para o pequeno e médio empresário, o momento requer cautela, representando um desafio duplo: além de enfrentar uma possível redução no volume de vendas, há um aumento nos custos operacionais, pois a inflação também impacta os preços de insumos, energia elétrica e aluguel. Isso pode gerar um aperto nas margens de lucro e dificultar o gerenciamento de custos.
Por outro lado, lembra Roque, a liberação dos recursos bloqueados do FGTS surge como um alívio financeiro para muitos trabalhadores. Esse dinheiro tende a ser usado de diferentes maneiras, desde o pagamento de dívidas até a aquisição de bens e serviços. “Há uma oportunidade para o varejo sorocabano se beneficiar desse fluxo de capital, seja por meio de promoções ou condições especiais de pagamento”.
A ACSO orienta os comerciantes a adotarem estratégias para otimizar os impactos positivos dessa liberação. Entre as iniciativas recomendadas estão o oferecimento de descontos progressivos, parcelamentos sem juros e a criação de campanhas voltadas para atrair consumidores. “Investir na presença digital e na divulgação pelas redes sociais também será essencial para captar a atenção do público”, acrescenta o presidente Hygor Duarte.
Outra estratégia promissora é a formação de parcerias entre pequenos e médios negócios, criando eventos promocionais e sorteios para estimular o consumo local. “Trabalhar de forma colaborativa pode ser um diferencial para movimentar a economia e fortalecer nossos empreendedores”, enfatiza Hygor.
O momento exige adaptação e criatividade por parte dos empresários. Diante da pressão inflacionária e da oportunidade representada pela liberação do FGTS, o equilíbrio entre desafios e possibilidades será determinante para o desempenho do comércio. “Aqueles que souberem se reinventar e oferecer valor ao consumidor estarão mais preparados para atravessar esse período de oscilações econômicas”, conclui o presidente da ACSO.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
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