Hospital Evangélico de Sorocaba realiza, pela primeira vez, cirurgia com técnica inovadora para tratamento da hiperplasia prostática

Hospital Evangélico de Sorocaba realiza, pela primeira vez, cirurgia com técnica inovadora para tratamento da hiperplasia prostática

Procedimento minimamente invasivo proporciona alívio duradouro dos sintomas e recuperação rápida
 

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) realizou, de forma pioneira na região, seus primeiros procedimentos de Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser de Hólmio (HoLEP), uma das técnicas mais modernas para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Foram duas cirurgias, realizadas no mesmo dia, e conduzidas pelos urologistas Dr. Pedro Oliveira e Dr. Valter Honji, marcando um avanço significativo no tratamento da condição na instituição.
 

A HPB, também conhecida como aumento da próstata, é uma condição comum entre homens com o avanço da idade e pode afetar significativamente a qualidade de vida. O crescimento da glândula pode comprimir a uretra, causando dificuldades para urinar, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar à noite e até retenção urinária.
 

Como funciona a cirurgia
 

De acordo com o Dr. Pedro Oliveira, a HoLEP é uma técnica cirúrgica avançada e minimamente invasiva que utiliza um laser de alta potência para remover o tecido prostático obstrutivo de forma precisa e eficaz. “Essa remoção proporciona um alívio significativo dos sintomas, com recuperação mais rápida e menos riscos de complicações”, explica o especialista.
 

Durante o procedimento, o paciente recebe anestesia geral ou raquidiana, conforme avaliação médica. Em seguida, o cirurgião introduz um ressectoscópio – um tipo de endoscópio – pela uretra, eliminando a necessidade de incisões. “Com o laser de hólmio, o tecido prostático aumentado é cuidadosamente separado da cápsula prostática, como se estivéssemos descascando uma laranja”, detalha o médico. Após a remoção, o tecido é fragmentado em pequenas partículas e aspirado, garantindo a desobstrução da uretra.
 

Benefícios da HoLEP
 

Como benefício, a HoLEP oferece alívio mais completo e duradouro dos sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente. “A maioria dos pacientes experimenta alívio significativo dos sintomas urinários logo após a remoção da sonda”, diz o médico. Além disso, a necessidade de repetir o procedimento é significativamente menor em comparação com outras técnicas. Por ser uma técnica segura e eficaz, com baixo risco de complicações, também tem impacto mínimo na função sexual e reduz o risco de sangramentos e infecções.
 

A maioria dos pacientes pode receber alta hospitalar em 24 a 48 horas após o procedimento, com retorno às atividades normais em poucos dias, com algumas restrições apenas em relação a atividades físicas nas primeiras semanas.
 



Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba

O Hospital Evangélico de Sorocaba, que em 2025 completa 90 anos de tradição e credibilidade, conta com um Pronto Atendimento Adulto ágil. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o HUB de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *