Empresas ampliam práticas ESG e estimulam inovação com sustentabilidade

Empresas ampliam práticas ESG e estimulam inovação com sustentabilidade

Segundo IBGE, 89,1% das indústrias de médio e grande porte implementaram ao menos uma iniciativa ou prática ambiental em 2023; centro empresarial no interior paulista incentiva outras empresas instaladas no local a adotarem essas práticas

Cada vez mais, empresas de diferentes segmentos estão adotando práticas ESG (Environmental, Social and Governance). De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), 89,1% das indústrias de médio e grande porte implementaram ao menos uma iniciativa ou prática ambiental em 2023.

O tema mais citado na pesquisa Práticas Ambientais e Biotecnologia da Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC 2023) foi resíduos sólidos (79,6%), seguido por reciclagem e reuso (75,1%); eficiência energética (61,5%); recursos hídricos (57,1%); emissões atmosféricas (46,3%) e uso do solo (23,9%).

Porém, o conceito ESG, que envolve iniciativas de sustentabilidade, governança e impacto social, tem se expandido para negócios de todos os tamanhos e setores, especialmente entre empresas que buscam um diferencial competitivo e desejam ampliar seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

É o caso do Bandeiras Centro Empresarial, localizado em Votorantim, no interior de São Paulo, que abriga cerca de 200 empresas de diferentes setores. O empreendimento possui projetos como: captação e reutilização da água da lagoa local, que economiza aproximadamente 1.000 m³ de água por mês; o Plantio de Restauração Voluntária Ecológica, que revitalizou uma área de cerca de 1000 m² na Área de Preservação Permanente do Rio Sorocaba; além do uso de energia solar e a oferta de um espaço ecológico compartilhado.

O conceito ESG é constantemente abordado pelo Centro Empresarial, com o investimento em projetos futuros que abordam o tema, como a horta robótica. “Por meio de uma parceria com a PiCode Education, educadores e alunos da rede pública de Votorantim terão acesso a um ensino inovador. Com o uso de técnicas de robótica, eles irão construir um canteiro de hortaliças e, de forma remota, plantar, cultivar, colher e até comercializar os alimentos”, conta a relações-públicas do Centro Empresarial Bandeiras, Lara Brum.

Outra iniciativa do empreendimento é a criação de um portal de oportunidades de emprego ofertadas pelas empresas instaladas no espaço. O Banco de Talentos será desenvolvido por alunos das unidades de Votorantim da Escola Técnica Estadual (Etec) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec), por meio de um “ideia thon”, um tipo de maratona de ideias que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.

Ambos os projetos estão em fase de planejamento e estruturação e devem iniciar ainda em 2025. “Muito além de uma tendência ou de algo bem-visto pelo mercado, no Bandeiras temos um compromisso claro com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. Essas práticas fazem parte do nosso dia a dia, e nossa equipe é constantemente incentivada a buscar novas formas de expandir iniciativas em prol do meio ambiente e da sociedade”, ressalta a relações-públicas.

Prêmio de Inovação

O empreendimento incentiva, ainda, as empresas instaladas no local a também adotarem práticas ESG. Eles criaram o Prêmio Bandeiras de Inovação, que tem como objetivo reconhecer empresas que se destacam anualmente em três eixos: sustentável, social e empreendedor. A primeira edição do prêmio acontece em dezembro de 2025 e todas as empresas instaladas no local podem se inscrever.

“O Bandeiras Centro Empresarial surgiu com o propósito de valorizar a região em que atuamos, sempre respeitando o meio ambiente e incentivando iniciativas sociais e de inovação. Percebemos que as empresas que escolhem o nosso Centro Empresarial compartilham desses mesmos valores, cada uma dentro de sua área de atuação. Por isso, decidimos reconhecer essas boas práticas”, finaliza Lara Brum.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *