Chamado de IP Next Level, o encontro reuniu profissionais de telecom com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre IP
A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado de telecom oferecendo soluções exclusivas e integradas para a estrutura de Internet banda larga fixae contribuindo com o processo de inclusão digital no Brasil, realizou mais um evento em sua sede em Sorocaba (SP), em parceria com a Nokia.
O IP Next Level reuniu clientes da empresa e profissionais do setor de telecom para discutir tendências e novidades sobre soluções para redes IP. “Um evento deste é muito importante para que a gente tenha contato direto com nossos clientes e a DPR nos propicia isso por meio destes encontros. Assim, conseguimos entender melhor as dores dos nossos clientes e suas necessidades, criando relacionamento e conseguindo transmitir diretamente as informações sobre as tecnologias e os diferenciais das soluções Nokia para melhorar a operação e tornar os negócios deles mais rentáveis”, afirma Ricardo Caine, Business Development Director Nokia.
A DPR foi eleita a maior representante Nokia na América Latina, o que reforça seu posicionamento em oferecer para o mercado soluções de alta qualidade e tecnologia de ponta – uma parceria que começou em 2017 e, hoje, conta com o Selo Expert da Nokia. O Selo é dado para parceiros que estabelecem conhecimento aprofundado e especialização por meio de treinamentos intensivos para que os profissionais sejam capazes de desempenhar funções mais complexas de vendas, implantação e suporte, atendendo aos requisitos do Nível de Credenciamento de Especialista Nokia.
Novidades para pequenos provedores
Estiveram presentes no evento diversos representantes de ISPs de até 20 mil assinantes, um dos grandes focos do trabalho da DPR. Além de ficarem por dentro das novidades Nokia, os clientes também realizaram um tour pela planta de mais de 9 mil metros quadrados da DPR, conhecendo espaços importantes como o Opt Lab, laboratório de testes e desenvolvimento das soluções oferecidas no mercado com base no conceito de opticalização. A ideia do espaço é dar suporte ao desenvolvimento de novos produtos por meio de ensaios e testes.
O evento foi realizado no showroom da DPR, espaço que serve para demonstrar todos os produtos da marca e realizar treinamentos. Além de moderno e elegante, o showroom reforça a presença da marca no mercado com tudo o que há de mais moderno em conectividade e infraestrutura de rede. O espaço abriga todos os lançamentos mais recentes da DPR e um ambiente conectado em 5G, além de uma rede real construída em cima das melhores práticas disponíveis no mercado.
Um dos produtos demonstrados no evento foi o Roteador Nokia SR-a, que se destaca no mercado por oferecer uma versatilidade comparável ao SR-1. Com ele, é possível executar várias funções com um único equipamento como BNG, CGNAT e Peering, ideal para atender às necessidades de provedores iniciantes. O SR-a apresenta um excelente custo-benefício dentro de sua categoria por ser compacto – ele ocupa apenas 1 RU e oferece capacidade NAT de 40Gbps em duas versões, com seis portas de 10G ou quatro portas de 100G. Com capacidade autêntica para atender de 20 mil a 64 mil usuários dual-stack no BNG e suporte para CGNAT de 20G a 40G, ele oferece flexibilidade de utilizar todas suas funções ou apenas um serviço, sem necessidade de licenciamento por escala. No caso de necessidade de mais portas e versatilidade para expansão de rede, o complemento perfeito é o IXR-e2c. Com ele, é possível adicionar mais duas portas de 100G e 12 portas de 10G, ampliando a capacidade total para 800G em apenas 1 RU.
Para Vander Stephanin, vice-presidente da DPR, as soluções e equipamentos Nokia apresentados no evento aos pequenos provedores oferece a mesma qualidade de conexão utilizada por operadoras maiores. “Hoje estamos aqui falando com esses clientes, que hoje são considerados pequenos pelo mercado, e mostrando a eles que é possível operar com a mesma qualidade que os gigantes. Eles podem, por meio dos equipamentos da DPR e da Nokia, oferecer aos seus clientes uma excelente conexão diminuindo, assim, o tão temido churn”, finaliza.