Neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela identifica novo temperamento de superdotados e publica em seu mais novo livro
Pessoas com Alto QI possuem características únicas que podem ser enquadradas como um “novo temperamento”, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, no seu novo livro “Identificando um Novo Traço Temperamental em Pessoas com Alto QI: O TEMPERAMENTO SUPERDOTADO“.
O que é o temperamento?
O temperamento humano é formado por uma série de padrões comportamentais e emocionais inatos de uma pessoa. O seu desenvolvimento envolve características como humor, disposição e reação a diferentes situações.
Os quatro temperamentos tradicionalmente citados são: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Cada um apresenta traços distintos que influenciam a forma como uma pessoa interage com o mundo ao seu redor, moldando sua personalidade e estilo de vida.
Os quatro tipos de temperamento:
01 – Sanguíneo: Extrovertido, sociável, falante, sensível, caloroso, animado, entusiasta e otimista. Geralmente gostam de ser o centro das atenções e vivem no momento atual;
02 – Colérico: Independente, decisivo, orientado a objetivos e assertivo. São líderes naturais, ambiciosas e práticas, mas podem ser impacientes e tendem a demonstrar ira;
03 – Melancólico: Introvertidas, pensativas, analíticas e profundas. Também podem ser pessimistas e se inclinar para o perfeccionismo;
04 – Fleumático: Tranquilidade, confiabilidade, eficiência e praticidade. Capazes de manter a cabeça fria em situações estressantes, mas podem ser vistas como indiferentes ou lentas para responder.
O temperamento superdotado
De acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, em seu novo livro “Identificando um Novo Traço Temperamental em Pessoas com Alto QI: O TEMPERAMENTO SUPERDOTADO“, disponível na Amazon e no Google Books, pessoas com QI elevado possuem características únicas que podem ser enquadradas como um novo temperamento.
“As revisões bibliográficas, enquetes, entrevistas, etc., que foram usadas para o desenvolvimento do livro, mostraram que pessoas com Alto QI podem ter muitos pontos positivos dos quatro temperamentos, mas costumam ter menos características negativas desses temperamentos. Isso sugere a ideia de um “temperamento superdotado” como uma quinta categoria, diferente das outras, trazendo todos os aspectos positivos dos temperamentos tradicionais, mas com menos aspectos negativos“, afirma.
“O temperamento superdotado é composto por características muito únicas de pessoas com Alto QI, por exemplo, curiosidade intelectual intensa em diversas áreas, criatividade, busca por novas experiências, confiança, perfeccionismo, liderança, calma, inconstância, teimosia, competitividade e introspecção, entre outras. Isso não significa que pessoas com outros tipos de temperamentos tradicionais não possam ter Alto QI, é perfeitamente possível“.
“As características, por exemplo, de ser sociável e extrovertido no sanguíneo, de ser assertivo e orientado a objetivos no colérico, de ser analítico e introvertido no melancólico ou calmo e eficiente no fleumático, não impedem o Alto QI“.
“Há, inclusive, uma prevalência do Alto QI, entre pessoas com temperamento colérico, seguido pelo sanguíneo, melancólico e fleumático, respectivamente“, explica Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
TÍTULO: Identificando um Novo Traço Temperamental em Pessoas com Alto QI: O TEMPERAMENTO SUPERDOTADO
AUTOR: Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues
EDITORA: Fabiano de Abreu, 2024
ISBN: 6598124131, 9786598124137
—
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.