“O que fazemos é música com o máximo de
brasilidades nelas, de preferência as mais
psicodélicas.” (Marcelo Jamal)
KARMINDA
Jamal conta que o nome Karminda surgiu depois de várias artes feitas com outros nomes. E, num lampejo de criatividade, surgiu o nome Karminda, cuja origem vem de Carmem, diminutivo de Carmel, em italiano e espanhol ‘canção’, ‘melodia’ ou ‘poema’. Carmem também significa “Aquela que canta”.
O projeto inicial ganhou contornos e Karminda foi juntando as peças e logo se formou,
tornando-se real e de extrema sonoridade musical, com influências nacionais em sua base como, a exemplo dos conjuntos Secos & Molhados, Mutantes, Tutti Frutti, Metrô, Legião Urbana, Ira, Pato Fu e dos cantores Wilsom Simonal e Itamar Assumpção.
Jamal diz que a banda Karminda não tem bem um estilo musical definido, sendo considerada como uma banda MPB, Pop Rock Psicodélico e, sob sua ótica, lança-se no cenário musical brasileiro com a intenção de inovar a rica música brasileira.
“Fazer músicas de forma simples mas com o máximo de brasilidades nelas” esse é o lema da banda Karminda.
A banda tem em sua formação o Vocalista Pedro Hadio, Marcelo Jamal na guitarra, Daniel Ferreira a frente da bateria e Renan Rodrigues na levada do baixo.
EP – “The Acid Eaters”
A banda Karminda em 31 de março de 2022 fez o seu primeiro lançamento no cenário da música brasileiro e mundial.
O EP “THE ACID EATERS” (Os Comedores de Ácido), é composto por 5 canções inéditas, todas com uma levada psicodélica, que é a marca registrada da Karminda, uma certa “ácidez” no som, muito comum nos anos 70.
Nesse EP Jamal trás a parceria em 3 músicas com Gabriel Mota, o qual foi seu aluno de teatro.
Um destaque para esse EP é a Música SADO, sendo ela a faixa principal, segundo Jamal essa música captura o íntimo de todos, “é uma música para se fechar os olhos e deixar se levar pelo som”, afirma Jamal.
EP – “AMOR, DOR E COISAS ASTRAIS”
Lançado em 22 de Novembro de 2024 é o segundo EP da banda, com uma pegada mais introspectiva o EP traz os sentimentos da alma. A banda usou e abusou da percussão nesse trabalho, com destaque para as músicas #SQÑ e MARIA.
AMOR, DOR E COISAS ASTRAIS vem para coroar a banda no cenário da música brasileira, quem assina a produção do EP é o produtor José Carlos (Cubano) da Pestana Records.
SHOWS
Karminda conta com algumas apresentações na cidade de Sorocaba, participou de 4 edições do projeto “Nossa Praça” realizado pela Secretaria de Cultura de Sorocaba nos anos de 2022/2023;
Fez uma apresentação com o show “A Caravana passa e a música não para” no palco carreta do SESI, no Parque Campolim (Sorocaba);
Dividiu palco com Emicida, Francisco el Hombre e outros artistas locais no show do trabalhador realizado em 1°de Maio de 2022 pela Smetal, no Parque das Aguas (Sorocaba).
Além de pockets shows realizados em pequenas casas de espetáculo, Casa Brava (Sorocaba), Casa das Maricotas (Sorocaba), palco da Art’Som Sorocaba, Feira Crespa, Feira da Vó e diversas praças da cidade de Sorocaba dentro do projeto nossa praça da Secult Sorocaba, em 26 de Março de 2024 fez seu show de estréia oficial no Teatro Municipal de Sorocaba.
NOSSA LUTA
Além da boa música com suas letras que nos leva a pensar, a banda Karminda se engaja em movimentos sociais ligados a desigualdade social e racismo.
Quando se fala em desigualdade social, trata-se dos menos favorecidos que necessitam de educação, alimentação, emprego, moradia, respeito, acesso a cultura e inclusão social, também soma-se a desigualdade social, as causas femininas, e as causas raciais.