Especialista em transformação digital assume a área com o intuito de contribuir para aprimorar o aprendizado dos estudantes promover ferramentas inovadoras na educação pública a privada
Com mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 15 em cargos de gestão nos setores de Educação, Saúde e Tecnologia, Marcelo Alves Ferreira, que é mestrando em Tecnologias Educacionais, com foco em Inteligência Artificial aplicada à redução da evasão acadêmica, assume a gestão do ED+, o Content Hub do Centro Universitário Facens dedicado à criação de produtos educacionais, audiovisuais e institucionais para dentro e fora do campus. O profissional é especialista em transformação digital e inovação e tem a missão de fortalecer a integração entre tecnologia e educação para tornar o aprendizado digital mais envolvente e eficaz.
“Nosso propósito é desenvolver conteúdos que facilitem a compreensão e retenção do conhecimento, utilizando abordagens inovadoras e recursos multimídia. Para isso, queremos potencializar o uso de recursos audiovisuais e interativos para aumentar o engajamento dos estudantes e a eficácia do aprendizado. Nosso intuito é sermos um parceiro estratégico para quem busca inovar na educação, seja no setor público ou privado”, afirma Ferreira.
O ED+ oferece serviços a instituições de ensino, empresas e organizações que buscam desenvolver conteúdos educacionais digitais de excelência. Além disso, o hub atende a profissionais da educação para ampliar suas práticas pedagógicas, oferecendo soluções personalizadas para cada público.
Para 2025, o hub planeja lançar novos cursos baseados em vídeo learning, seguindo o sucesso do projeto Regenerar, que aborda temas como sustentabilidade e economia regenerativa, uma parceria com a organização Capitalismo Consciente. “Esses novos cursos serão desenvolvidos com alto padrão audiovisual e focados em temas relevantes e atuais, promovendo a conscientização e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, estamos ampliando parcerias estratégicas para fomentar a inovação educacional, tanto para nossos parceiros internos quanto externos”, adianta Ferreira.
Para Patrícia Klahr, Reitora do Centro Universitário Facens, “a contratação de um profissional com a expertise do Marcelo, une a qualidade que a Facens imprime em tudo que faz, à tecnologia e inovação, agora com foco em ferramentas de inteligência artificial. Dessa forma, a Instituição reforça o comprometimento com a excelência na produção de conteúdo para o mercado educacional. Acreditamos muito nessa nova liderança e no sucesso da ED+ Content Hub”, conclui.
Sobre o Centro Universitário Facens
O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 1º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 48 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.