Atletas de Sorocaba disputarão o Campeonato Brasileiro de Hipismo, em Curitiba

Atletas de Sorocaba disputarão o Campeonato Brasileiro de Hipismo, em Curitiba

       Crédito: Arquivo Hípica

Cavaleiros e amazonas que compõem a equipe da Hípica Pagliato, de Sorocaba, estão prontos para o maior desafio da categoria de base do hipismo: o Campeonato Brasileiro de Escolas, que acontece em Curitiba de 24 a 28 de julho.

Os oito competidores já participaram de diversas provas e campeonatos, acumulando experiência e conhecimento para enfrentar os desafios do Brasileiro. Como é o caso de Luana Simão Bernhardt que obteve a 9ª colocação entre os mais de 180 competidores do Campeonato Paulista. 

Para tentar se classificarem nas melhores posições, os atletas estão focados e fazendo treinos específicos como, o ritmo do galope, abordagem do salto, traçado de pista e controle emocional.

“Cada participação em campeonatos de alto nível proporciona aprendizados e lições que são utilizadas para aprimorar o desempenho da equipe”, afirma o diretor da Hípica Pagliato, Joza Ferreira Ângelo. 

Conheça os competidores

Antares: Cavalo franco, seguro e corajoso, com diversos títulos em campeonatos. Será montado pela amazona Giulia Sá de Oliveira, de 10 anos.

Paçoca: Dócil. Também acumula títulos em campeonatos e estará sob a sela da amazona Ana Luiza dos Santos Dias, de 9 anos, e do cavaleiro Davi Amorim Carnellos, também de 9 anos.

Toreto: Mais jovem da equipe. Se destacou no último Campeonato Paulista e fará sua estreia no Brasileiro com a amazona Manuela Bury Guazzeli, de 10 anos.

Yukon: Cavalo franco experiente, também participou do Paulista e estará presente no Brasileiro com as amazonas Luana Simão Benhardt (12 anos), Sarah Terdelli da Silva (10 anos) e Maria Clara Marino Brandão (19 anos), além do cavaleiro Murilo Dominical Parra (22 anos).

Arabesk: Com o segundo lugar do pódio no Campeonato Paulista, ao lado de Vinícius Rodrigues Ferreira, representaram a cidade na disputa da elite do hipismo do Estado. 

Joza acredita no trabalho realizado ao longo de meses e na preparação dos seus conjuntos, nome dado ao cavaleiro ou amazona e seu cavalo.  “A equipe está preparada para competições importantes. Todos têm potencial e esperamos que sejam campeões”.

Futuro promissor para o hipismo

A Hípica Pagliato acredita que o hipismo no Brasil está em constante crescimento, com cada vez mais atletas de alto nível despontando no cenário nacional e internacional. 

“O hipismo vai além da competição. O esporte ensina valores importantes como trabalho em equipe, respeito ao animal, determinação, disciplina, motivação, engajamento, cumplicidade e melhores relações familiares, contribuindo para a formação de cidadãos completos”, opina Joza.  Ele acredita que os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no próximo dia 26, podem ser uma oportunidade para conhecer melhor o esporte e os representantes do Brasil. “Temos uma equipe forte concorrendo. Vale a pena conhecer e torcer”, finaliza. 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *