ACSO participa do TechCity Summit 2025 e destaca uso estratégico de dados para pequenos negócios 

ACSO participa do TechCity Summit 2025 e destaca uso estratégico de dados para pequenos negócios 

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) marcou presença no TechCity Summit 2025, evento realizado no Parque Tecnológico, que reuniu dezenas de empresas e startups voltadas à inovação e tecnologia. A instituição participou da feira com um estande, apresentando os principais serviços e produtos oferecidos aos seus associados, além de integrar a programação de palestras com a presença do diretor de Tecnologia, Douglas Rangel.

O TechCity Summit é um evento inovador e inspirador sobre Cidades Inteligentes, que reúne profissionais, empresas e autoridades que atuam diretamente na criação de soluções tecnológicas e urbanísticas para transformar as cidades em ambientes mais eficientes, sustentáveis e conectados. Durante a palestra, Douglas abordou a importância da gestão de dados para o sucesso dos negócios, especialmente os de pequeno porte.

De acordo com o diretor de Tecnologia da ACSO, “os dados são o novo petróleo. Mas, assim como o petróleo cru, dados brutos não resolvem. Precisamos tratá-los e refiná-los para extrair valor real; é como transformar ingredientes soltos em um bom bolo”, afirmou Douglas Rangel. Segundo ele, mesmo pequenos empreendedores geram uma quantidade significativa de informações diariamente, como nomes de clientes, preferências, histórico de compra e comportamento de consumo. Conforme diz, se bem trabalhadas, podem gerar insights valiosos e oportunidades comerciais.

O diretor também destacou o papel emocional dos produtos físicos em um mundo cada vez mais digitalizado. “Por mais que estejamos imersos na era digital, produtos físicos ainda despertam emoções e criam conexões. O segredo está em unir o tangível ao digital de forma estratégica”. Ele orientou os presentes sobre como utilizar os dados para gerar leads qualificados, automatizar processos e melhorar a experiência do cliente. “Todo empreendedor precisa entender que dados bem utilizados não são apenas números, mas oportunidades”, completou Douglas.

Além da participação no TechCity Summit, o diretor reforçou que a ACSO tem buscado continuamente trazer tendências globais à realidade local. Um exemplo foi a presença da entidade na NRF 2025, a maior feira de varejo, inovação e empreendedorismo do mundo, realizada em Nova York. A comitiva da Associação teve a oportunidade de conhecer de perto as principais novidades do mercado internacional, que foram replicadas em Sorocaba e Votorantim por meio de ações práticas junto aos associados.

Entre essas ações, destaca-se um Café da Manhã de Negócios especial realizado na Igreja Família, no qual as tendências observadas na NRF foram apresentadas de forma didática e aplicável ao contexto regional. “Nosso compromisso é trazer conhecimento acessível e aplicável aos empreendedores locais. O futuro dos negócios está na informação estratégica, e a ACSO está aqui para guiar esse caminho”, concluiu Douglas Rangel.

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Redes sociais:

🔹 Facebook: @acsorocaba | @cmecsorocaba

🔹 Instagram: @acsorocaba | @cmecsorocaba | @facsorocaba

🔹 TikTok: @acsorocaba | @cmecsorocaba

🔹 Threads: @acsorocaba | @cmecsorocaba

🔹 YouTube: @acsorocaba

🔹 LinkedIn: Associação Comercial de Sorocaba

🔹 Twitter/X: @acsorocaba

🔹 WhatsApp: bit.ly/AcsoNoZap | bit.ly/CmecNoZap

🔹 Telegram: t.me/acsorocaba

🔹 Site: www.acso.com.br

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *