Diversos fatores, como a demanda maior que o número de lançamentos nas cidades paulistas, impulsionam esse mercado.
Após a pandemia da COVID-19, o mercado de loteamentos no interior de São Paulo tem vivenciado uma significativa valorização, cerca de 30%, em média, segundo estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinducon-SP). A crescente demanda por empreendimentos nas cidades paulistas, maior que o número de lançamentos, tem impulsionado o valor do metro quadrado dos lotes e atraído a atenção de investidores e construtoras.
De acordo com Elias Stefan Junior, diretor regional do Sinducon-SP, outros fatores somaram para essa crescente valorização. “Os preços dos insumos para a construção civil subiram e houve menos lançamentos de novos loteamentos no período. Ao mesmo tempo, a procura se manteve alta, criando um desequilíbrio entre oferta e demanda. A produção de novos empreendimentos não está acompanhando o ritmo da demanda, resultando em um mercado aquecido”, explica.
A pandemia reforçou a busca por áreas mais afastadas e tranquilas, ainda que bem localizadas, perto dos grandes centros urbanos. “Notamos, inclusive, um aumento no número de associados ao Sinduscon, como construtoras e loteadoras, o que é um bom sinal de que o mercado está em pleno movimento. A única restrição é a taxa de juros bancários para financiamentos, o que impede um aquecimento ainda mais intenso do setor”, observa o diretor.
A Guarda Empreendimentos, com 44 anos de atuação na região de Sorocaba, é um exemplo claro desse movimento. Com três loteamentos à venda, Jardim Terra Bella e Jardim São Lucas, na cidade de Salto de Pirapora, e Residencial Saint Patrick, em Sorocaba, a empresa registrou a mesma valorização média do metro quadrado de seus empreendimentos. “Esse crescimento reflete a alta demanda por empreendimentos no interior e os diferenciais dos projetos que oferecemos, que têm atraído tanto investidores, quanto moradores”, destaca o diretor Aldo Guarda.
Outra estratégia importante para o aquecimento do mercado tem sido a abordagem da Guarda Empreendimentos frente ao desafio das altas taxas de juros bancários. A empresa facilita a aquisição de lotes, sem burocracia e em várias parcelas, diretamente com a construtora. Os empreendimentos Terra Bella e São Lucas, por exemplo, podem ser parcelados em até 120 vezes direto com a Guarda, tornando-os acessíveis a um público mais amplo. Já, o Residencial Saint Patrick, um loteamento fechado de alto padrão, também oferece condições exclusivas para compra, demonstrando a flexibilidade e inovação da empresa em atender às necessidades do mercado.
A região de Sorocaba destaca-se como uma das mais procuradas, devido à sua infraestrutura completa e localização estratégica. A cidade oferece uma excelente logística, com fácil acesso às principais rodovias e proximidade com a capital paulista. Além disso, a oferta diversificada de serviços e os incentivos oferecidos pelas administrações municipais tornam a região ainda mais atrativa para novos empreendimentos e moradores. “A infraestrutura de Sorocaba e região, com uma ampla rede de serviços e facilidades, aliada à sua localização privilegiada, tem sido um grande diferencial. Essa combinação atrai tanto investidores, quanto famílias em busca de qualidade de vida”, destaca o diretor regional do Sinduscon.
Diante desse cenário, a expectativa é de que a valorização do metro quadrado de loteamentos no interior de São Paulo continue em trajetória ascendente, impulsionada pela alta demanda e pelo próprio potencial de crescimento da região. O mercado se mantém otimista, apesar dos desafios econômicos e das taxas de juros bancários, prevendo um futuro promissor para o setor de construção civil.
Para saber mais informações sobre o mercado imobiliário, acesse: www.guardaempreendimentos.com.br ou ligue para: (15) 3229-4343. Você também pode acompanhar as redes sociais: @residencialjardimterrabella, @jardimsaolucas, @residencialsaintpatrick.