Possibilidade plausível para a extinção da humanidade é uma das premissas do livro
Durante muitos anos dedicado a produções científicas em artigos e em livros, Miguel Nicolelis desta vez estreia na ficção científica com o lançamento da obra Nada mais será como antes, que chega às lojas pela coleção Planta Minotauro da Editora Planeta. O livro traz um enredo com cientistas, políticos, personagens do mundo financeiro, figuras históricas e ficcionais para descrever o impacto de uma catástrofe sem precedentes na história moderna.
Em um artigo publicado em 2020 no El País, o autor abordou as três possibilidades mais plausíveis para a extinção da humanidade. A primeira delas é a destruição de nossos ecossistemas pelo impacto de um meteoro com a Terra, a segunda é uma pandemia global e a terceira uma erupção solar forte e capaz de destruir todos os equipamentos elétricos e eletrônicos no planeta desenvolvidos ao longo do último século. Essa hipótese levou Nicolelis e criar o enredo da obra, que traz assuntos extremamente atuais como as ameaças naturais à sobrevivência da humanidade e os limites do cérebro humano.
O livro traz a cada capítulo uma contagem regressiva para o impacto e os leitores e as leitoras só descobrem exatamente do seu se trata no decorrer das páginas. Momentos antes da catástrofe, um matemático e uma neurocientista tentam lidar ao mesmo tempo com seus dilemas pessoais e o possível colapso do planeta. Enquanto isso, uma enorme conspiração mundial, com seus próprios interesses e ambições, está disposta a controlar as mentes e os destinos da humanidade.
FICHA TÉCNICA
Título: Nada mais será como antes
Autor: Miguel Nicolelis
ISBN: 978-85-422-2753-6
512 páginas
R$ 89.90
Editora Planeta | Planeta Minotauro
EVENTOS
São Paulo: Dia 19 de agosto às 19h na Livraria da Vila – R. Fradique Coutinho – Vila Madalena, São
Paulo/SP
Santos: Dia 28 de agosto às 18h na livraria Realejo em Santos – Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga,
Santos/SP
SOBRE O AUTOR
Miguel Nicolelis é um dos neurocientistas mais respeitados no mundo. Professor Emérito da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de
Natal Edmond e Lily Safra e, mais recentemente, do Nicolelis Institute for Advanced Brain Studies, Nicolelis pesquisa há quarenta anos os mistérios do cérebro humano. Durante a carreira, suas
pesquisas foram capas das maiores revistas científicas, bem como dos maiores jornais do mundo. Usando uma de suas invenções, a interface cérebro-máquina, um jovem paraplégico brasileiro, Juliano Pinto, desferiu o chute de abertura na Copa do Mundo do Brasil em 2014. Pela Editora Planeta, lançou uma trilogia formada por Muito além do nosso eu, Made in Macaíba e O verdadeiro criador de tudo.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.