Estudo da Abrainc aponta que 56% dos consumidores preferem edifícios “verdes”
Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, aponta que a sustentabilidade está entre as principais megatendências de consumo no país. De acordo com o levantamento, 56% das pessoas buscam imóveis com atributos sustentáveis, e edifícios considerados “verdes” apresentam melhor desempenho em vendas e locação. Além desse critério, cresce também a procura por edifícios e fachadas biofílicas.
A biofilia, integração de elementos naturais aos imóveis, como uso de materiais orgânicos e luz natural, tem se consolidado como fator de valorização imobiliária, por promover bem-estar e reduzir o estresse. O conceito de Quiet Luxury também ganha espaço, com ações que priorizam conforto e eficiência, como o uso de materiais recicláveis, painéis solares e sistemas de reaproveitamento de água.
Alinhada a estas tendências, a Construtora Planeta contempla soluções sustentáveis em todos os seus empreendimentos – entre elas estão o plantio de árvores frutíferas, hortas e bosques, além do sistema de energia solar fotovoltaica e o reaproveitamento de água pluvial para irrigação e limpeza de parte das áreas comuns.
“Os consumidores têm buscado eficácia e conexão com a natureza ao invés de ostentação, especialmente entre o público de alta renda. Este movimento indica a importância de conhecer cada vez melhor o público-alvo e fortalecer a experiência do cliente”, comenta Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.
Experiência de luxo e bem-estar
O estudo reforça, ainda, que a oferta de itens de lazer com padrão de experiência de luxo pode tornar os empreendimentos do segmento econômico mais atrativos. Atenta a este fator, a Access, marca do Grupo Planeta, lançou o Parque Verano, localizado na Zona Leste de Sorocaba.
Além da localização privilegiada, o residencial será construído ao lado de uma área verde preservada com mais de 3 mil m², proporcionando aos moradores um cenário diferenciado e uma experiência ampliada de bem-estar. O condomínio contará com estrutura completa de lazer e itenscomo bicicletário para incentivo ao transporte alternativo e espaço para contêineres de coleta seletiva.
“O Parque Verano valoriza a integração com a natureza. É um projeto inovador para o segmento, reunindo facilidades em uma região com boa mobilidade, além de ter todos os benefícios característicos de um empreendimento entregue pela Planeta”, afirma Fernandes.
Sobre a Planeta
Com 27 anos de história, a Construtora Planeta é a principal referência do mercado imobiliário de Sorocaba (SP) e a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025). Tem um portfólio de 67 empreendimentos entregues com excelência, que fazem dela a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA. A empresa é reconhecida por seu foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo responsável por marcos arquitetônicos e urbanísticos como o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024,e o Boa Vista Square, maior empreendimento imobiliário da história de Sorocaba.



