Sorocaba lança Fórum de Mobilidade Aérea Urbana Avançada e apresenta drone Skyros como símbolo do futuro do transporte aéreo

Sorocaba lança Fórum de Mobilidade Aérea Urbana Avançada e apresenta drone Skyros como símbolo do futuro do transporte aéreo

Auditório da UNIP Sorocaba recebeu especialistas, empresários, representantes do poder público e entidades da RMS em noite histórica para o setor

Sorocaba deu um passo histórico rumo ao futuro da inovação em transporte aéreo urbano. Na noite desta quarta-feira (17), o auditório do bloco H da UNIP Sorocaba ficou lotado para o lançamento do Fórum de Mobilidade Aérea Urbana Avançada da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O encontro reuniu especialistas, representantes do poder público, universidades e empresas de tecnologia para debater os desafios regulatórios e as oportunidades de um setor que já começa a se consolidar no Brasil.

Um dos destaques da noite foi a apresentação do drone tripulado Skyros, desenvolvido pela empresa sorocabana Vertical Connect. A aeronave elétrica, também conhecida como carro voador, foi apresentada como uma alternativa viável para transporte urbano em grandes cidades.

“Esse equipamento representa de fato o futuro da mobilidade aérea. É elétrico, compacto e pensado para deslocamentos urbanos de curta distância, principalmente em regiões de tráfego intenso. O Skyros é uma proposta real para transformar o transporte em grandes centros, algo que já se desenha em cidades como São Paulo e São José dos Campos”, destacou o Engenheiro Mecânico Alessandro Nogueira, presidente da AEAS Sorocaba, entidade co-organizadora do Fórum.

Segundo Nogueira, além do transporte de passageiros, o setor de mobilidade aérea já se expande para áreas como logística e agronegócio, que utilizam aeronaves de grande porte para pulverização e transporte de cargas. “Hoje, a regulamentação brasileira ainda é limitada, mas a tendência é que, a exemplo de outros países, avancemos em breve com normas mais assertivas para viabilizar esse tipo de transporte”, completa.

O lançamento do Skyros simbolizou o próximo desafio da mobilidade aérea urbana: conquistar um marco regulatório que permita a operação de drones tripulados em áreas urbanas brasileiras.

Durante o Fórum, também foram anunciados os grupos de trabalho temáticos, que darão continuidade às discussões sobre infraestrutura, urbanismo, legislação, meio ambiente, segurança e tecnologia de tráfego aéreo.

O evento contou ainda com painéis apresentados por Jaime Brea Moreno (ITAérea Aeronautical Business School – Espanha), Ronaldo Sonoda (Eve Air Mobility) e a palestra de encerramento do Prof. Dr. Anderson Correia, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ex-reitor do ITA.

O coordenador de cursos da UNIP e também organizador do evento, Alessandro Jordão, destacou o caráter histórico e único do encontro para a região. “Estou muito feliz de conseguir reunir tantas instituições interessadas em mobilidade aérea urbana avançada — academia, empresas e órgãos do governo. É um momento único e histórico, tanto para a área quanto para a nossa região. Hoje caminhamos rumo à regulação de aeronaves como o Skyros, discutindo os limites e movimentos da mobilidade urbana. É mais uma alternativa de transporte, que se soma aos modais tradicionais, e a perspectiva é que, em breve, possamos ter regulamentações mais assertivas, como já acontece no exterior”, conclui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *