A nova unidade de saúde pretende dobrar a capacidade de atendimentos pediátricos do Grupo Amhemed no município
Sorocaba ganhou um novo reforço na área da saúde infantil com a inauguração da Clínica de Terapias Pediátricas Amhemed Vila Santana, localizada na Rua Olavo Bilac, nº 68. A nova unidade amplia a rede de atendimento pediátrico do Grupo Amhemed no município e consolida um modelo de cuidado integral e voltado ao desenvolvimento global da criança.
De acordo com Cristiane Isabel de Melo Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da nova clínica, a expansão representa mais do que crescimento estrutural. “Nosso foco será no atendimento infantil, especialmente às crianças com Síndrome de Down e autistas, com ou sem diagnóstico, oferecendo suporte terapêutico, acolhimento e respostas para as famílias que enfrentam desafios no dia a dia”, destaca.
A coordenadora também ressalta o impacto positivo na geração de empregos. “O quadro de colaboradores praticamente dobrou, com a geração de quase 60 postos de trabalho. Tudo o que existia na Unidade I, localizada na Rua Pedro José Senger, também está presente aqui, com isso conseguiremos dobrar o atendimento, que atualmente oferece terapias semanais para 550 pacientes inscritos”, afirma.
Outro diferencial apontado pela coordenadora é a ampliação da equipe multidisciplinar, que conta com musicoterapia, nutrição, psicomotricidade e psicopedagogia, além das áreas tradicionais de fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. “Essa troca entre profissionais de diferentes especialidades faz toda a diferença no desenvolvimento da criança e no apoio à família”, completa.
Os benefícios mencionados pela coordenadora da unidade são percebidos pelas famílias atendidas. A autônoma Luciana Kelly da Silva Santos, mãe do Victor, de 11 anos, relata a evolução do filho diagnosticado com TDAH após quase um ano de acompanhamento terapêutico na Amhemed. “A evolução foi muito significativa, hoje ele fala melhor, se expressa melhor e é outra criança. Quando olho para trás, vejo o quanto ele mudou”, conta. Segundo ela, a terapia trouxe benefícios não apenas para o Victor, mas para toda a família. “Ver essa autonomia e essa melhora na comunicação faz toda a diferença em nosso dia a dia”.
Para Alexsandra Guiomar Lúcio, musicoterapeuta e mediadora familiar, o espaço físico da nova unidade também é determinante para a qualidade do atendimento. “É um ambiente preparado, seguro e adequado para cada faixa etária e necessidade. Crianças com transtornos e comorbidades enfrentam muitos desafios e, muitas vezes, se comunicam de formas diferentes. Por isso, o espaço precisa garantir segurança tanto para a criança quanto para o profissional”, ressalta.



