Sebrae lança novo ciclo do projeto “Elas na Construção” e incentiva presença feminina no setor

Sebrae lança novo ciclo do projeto “Elas na Construção” e incentiva presença feminina no setor

Cursos gratuitos de Pintora e Eletricista, oferecem qualificação, benefícios e encaminhamento profissional exclusivo para mulheres

A presença feminina na construção civil ainda é pequena, mas vem crescendo com a ajuda de iniciativas que estimulam capacitação e empregabilidade. Para ampliar esse movimento, o Sebrae-SP, em parceria com o Senai, a Prefeitura de Sorocaba e o Seconci, abriu as inscrições para o 4º ciclo do projeto “Elas na Construção”, que oferece cursos gratuitos de Pintora e Eletricista Residencial, voltados exclusivamente para mulheres.

As aulas ocorrem de 20 de janeiro a 26 de março, no período da tarde, no Senai da Avenida Itavuvu, em Sorocaba. Cada curso dispõe de 20 vagas e inclui vale-transporte (oferecido pela Prefeitura de Sorocaba) e assistência médica e odontológica (cedida pelo Seconci). Após a conclusão, as participantes serão encaminhadas para vagas de emprego em construtoras parceiras do projeto.

“O programa ‘Elas na Construção’ nasceu para quebrar barreiras e abrir oportunidades em um setor que, historicamente, tem maioria masculina. A cada edição, vemos mais mulheres qualificadas conquistando seu espaço e transformando suas histórias”, afirma Alexandre Martins, gerente regional do Sebrae-SP.

Desigualdade ainda marca o setor

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, extraídos em 08/11/2025, o cenário da construção civil em Sorocaba ainda é amplamente masculino.

  • Em obras de alvenaria, dos 3.665 profissionais registrados, apenas 172 são mulheres – o equivalente a 4,7% do total.
  • Nos serviços de pintura de edifícios, a diferença é semelhante: de 1.554 trabalhadores, apenas 79 são do sexo feminino (5%).
  • Já na área de instalação e manutenção elétrica, as mulheres representam 161 dos 1.603 profissionais, cerca de 10%.
  • Em atividades como instalação e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, não há registro de participação feminina.

Os dados revelam o tamanho do desafio para aumentar a presença de mulheres em um dos setores que mais empregam no município e reforçam a importância de iniciativas como o “Elas na Construção”, que unem qualificação técnica, apoio social e empregabilidade direta.

Formação com foco em empregabilidade

Com uma metodologia prática e voltada às demandas do mercado, o “Elas na Construção” busca não apenas ensinar uma profissão, mas promover autonomia financeira e inserção social. O projeto é reconhecido por conectar as alunas diretamente a empresas do setor, garantindo encaminhamento para oportunidades reais de trabalho após a certificação.

“Além da qualificação técnica, as participantes recebem apoio completo, do transporte ao cuidado com a saúde. É uma rede de incentivo para que possam se sentir seguras e valorizadas em sua trajetória profissional”, destaca Karen Ajala, analista de negócios e gestora do programa Sebrae Delas.

As interessadas podem realizar a inscrição diretamente pelo forms: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=XLVgbXYlYE2uMxHfDqB5g9mGlNpITSZJka697ZsCzNhURElIVE5FRldGNUw0V0YySTdGWDBFUjFMMC4u&route=shorturl. Para mais informações, o Sebrae Aqui Mulher Sorocaba está disponível pelo telefone (15) 99772-6431.  

SERVIÇO

Elas na Construção – 4º Ciclo Cursos oferecidos: Pintora e Eletricista Residencial 

Período: 20 de janeiro a 26 de março (aulas no período da tarde) 

Local: Senai

Endereço: Avenida Itavuvu, 6515 – Jardim Santa Cecília 

Vagas: 20 por curso (exclusivas para mulheres) 

Benefícios: Vale-transporte (Prefeitura de Sorocaba) e assistência médica e odontológica (Seconci) 

Inscrições: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=XLVgbXYlYE2uMxHfDqB5g9mGlNpITSZJka697ZsCzNhURElIVE5FRldGNUw0V0YySTdGWDBFUjFMMC4u&route=shorturl

Informações: (15) 99772-6431 – Sebrae Aqui Mulher – Sorocaba

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *