Quando prevenção se torna lucro: Seconci-SP ministra palestra gratuita para empreendedores da construção civil

Quando prevenção se torna lucro: Seconci-SP ministra palestra gratuita para empreendedores da construção civil

Palestra foi conduzida pelo consultor Gianfranco Pampalon e contou com a participação do gerente do SESMT Corporativo do Seconci-SP, José Bassili.

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) participou, na última terça-feira (2), do projeto Desenvolve Sorocaba – Construção Civil, promovido pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com o Sebrae-SP Sorocaba, realizado na Uniten – Universidade do Trabalhador. A iniciativa tem como objetivo oferecer capacitação gratuita voltada exclusivamente para empresas da cadeia da construção civil, um dos setores mais representativos da economia local.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 20 empresários, o consultor do Seconci-SP, Gianfranco Pampalon, ministrou a palestra “Segurança que dá lucro: o que todo empreiteiro precisa saber sobre a saúde e segurança na Construção Civil”.

De acordo com o especialista, 35% dos acidentes poderiam ser evitados já na concepção dos projetos, 28% na etapa de planejamento e 37% durante a execução, reforçando a importância de integrar a segurança à gestão das obras desde o início.

“A gente não pode simplesmente obrigar as pessoas a cumprirem normas de segurança. É preciso mostrar que elas [as normas] são importantes, pois salvam vidas e preservam a saúde. Um exemplo é o cinto de segurança, que no passado era usado apenas para evitar multa. Hoje, entendemos que ele protege de verdade. Se acontecer um acidente, quem estiver usando pode se machucar muito menos ou até sair ileso. O mesmo vale para todas as normas: cumpri-las não é só uma exigência legal, é uma atitude que demonstra cuidado com a segurança e garante a continuidade do trabalho”, destacou Pampalon.

O consultor alertou também sobre os impactos dos acidentes graves e fatais. “Quando uma empresa não cumpre normas de segurança, as consequências vão muito além de uma multa. Em casos de acidentes fatais, os responsáveis podem responder criminalmente por homicídio culposo”, disse.

Segundo Pampalon, o prejuízo financeiro é maior do que as empresas imaginam. “Além de arcar com pensões vitalícias, indenizações e processos trabalhistas, as multas podem chegar a milhões e ainda há custos com advogados e ações civis públicas. Sem contar o impacto humano, a dor de uma família que perde um ente querido e a reputação da empresa que pode ser destruída em minutos nas redes sociais”, concluiu.

Conhecimento que transforma

Para Francielli Ferreira, participante do projeto, a palestra trouxe uma nova perspectiva sobre o tema. “Trabalho com administração e contratos de obras, cuidando da parte burocrática e de contratações. Decidi participar do projeto da Prefeitura de Sorocaba em parceria com o Sebrae-SP para meu crescimento pessoal e profissional, buscando aplicar melhores processos na minha área. A palestra do Seconci-SP veio como uma forma de reforçar a importância da segurança, mostrando que não é algo burocrático, mas indispensável. Não tinha noção dos custos altíssimos que um acidente pode gerar para uma empresa, além do impacto humano devastador. Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho do Seconci-SP e tudo o que é oferecido para o setor da construção civil.”

Já o empreendedor de manutenção e reformas, Wesley de Sousa Rodrigues, reforçou a relevância prática do encontro. “Já conhecia o Seconci do Rio de Janeiro e sempre utilizei as instalações, que são excelentes. Agora, tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Seconci aqui em Sorocaba e certamente vou visitar a unidade. Achei a palestra muito boa, tudo agrega conhecimento e ajuda no dia a dia da construção. Trabalho há bastante tempo no setor, já passei por compras, área administrativa e técnica, e hoje atuo com manutenção e reformas. Orientações como essa são fundamentais para melhorar nossa atuação e trazer mais segurança às obras”, comentou.

Compromisso com a segurança

Para José Bassili, gerente do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) Corporativo do Seconci-SP, o fortalecimento da cultura de segurança passa pela adoção de programas estruturados e pela preparação das empresas diante de um cenário de maior rigor regulatório.

“Hoje ainda temos uma fiscalização precária, mas a partir de 2026 ela será intensificada e as empresas precisam estar preparadas. Isso passa pelo cumprimento de programas fundamentais, como o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, que exige um inventário detalhado conforme cada obra, e o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Também é essencial manter os certificados em dia, realizar auditorias, diálogos de segurança e envolver a liderança em todas as etapas.”

Bassili também destacou a campanha Falha Zero: Máquinas e Equipamentos, que chegou à Regional Sorocaba após percorrer outras unidades do Seconci-SP. “A campanha Falha Zero dá continuidade às nossas ações de prevenção, como já fizemos em edições anteriores com os temas Choque Zero e Queda Zero. Nosso objetivo é conscientizar as empresas e os trabalhadores da construção civil sobre a importância de adotar todos os cuidados na locação, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas. Muitos acidentes ainda acontecem por falhas que poderiam ser evitadas, e por isso é fundamental redobrar a atenção e implementar providências que garantam mais segurança nos canteiros de obras.”

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes.

A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de corpo clínico especializado em cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria. Também realiza exames como audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia.

Além do atendimento clínico, a unidade oferece assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança para empresas de diversos setores, com emissão de atestados de saúde ocupacional e execução dos Programas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, conforme a legislação trabalhista.

Serviço:

Regional Sorocaba do Seconci-SP
Endereço: Av. Gen. Osório, nº 391 – Sorocaba/SP
Contato: (15) 3042-1840 | sorocaba.seconci@seconci-sp.org.br

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *