Projeto LÍDER prevê ações para o progresso da Região Metropolitana nos eixos agrícola, industrial e turístico
O Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LÍDER) – Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) 2040 segue com atividades para garantir o cumprimento das metas definidas. A iniciativa é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), com o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O projeto tem como objetivo estabelecer a cooperação entre representantes de cada cidade, de diversos setores, para promover ações de desenvolvimento sustentável, econômico e social na RMS até 2040.
O evento mais recente foi o 1º Fórum de Empreendedorismo Rural da Região Metropolitana, realizado em Ibiúna-SP, no dia 7 de novembro. O encontro teve como foco acelerar o desenvolvimento sustentável no campo, possibilitando que a tecnologia avance cada vez mais e fortaleça a conexão entre oferta e demanda.
Participaram prefeitos, representantes dos governos municipais da RMS e do Estado, Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Sebrae, Desenvolve SP, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de instituições financeiras.
A programação contou com palestras e painéis temáticos com especialistas do setor, workshops e uma feira de máquinas agrícolas.
Resultado de um trabalho iniciado em 2023, o LÍDER teve início com 57 voluntários da iniciativa privada, órgãos públicos, terceiro setor e instituições acadêmicas da região. Em um período de 15 meses (2023 a 2024), eles participaram de uma capacitação intensiva em desenvolvimento de liderança territorial, com suporte e acompanhamento do Sebrae.
Durante esse período, o grupo também fez estudos com o intuito de definir ações para impulsionar o progresso da RMS. Os líderes identificaram maior potencial de desenvolvimento nas áreas agrícola, industrial e turística, de acordo com as características de cada município.
A equipe apresentou as medidas a serem implantadas nesses três eixos até 2040 no evento Transbordamento, promovido em 7 de abril de 2025, no Parque Tecnológico, com cerca de 700 pessoas. A agenda estratégica elaborada prevê, por exemplo, a ampliação da capacitação técnica de produtores rurais, criação de um observatório regional de turismo e incentivo ao aumento de 30% no número de indústrias.
Com o avanço das atividades, o programa recebeu aproximadamente 80 novos participantes neste ano, totalizando mais de 130 pessoas engajadas. Uma Reunião de Boas-Vindas aos novos integrantes ocorreu em maio, também no PTS. Além do caráter receptivo, o encontro teve como foco atualizar os recém-chegados sobre os avanços já obtidos, reforçar os pilares do projeto e fortalecer os vínculos entre todos os participantes.
Além disso, o Sebrae-SP promoveu quatro fóruns ligados à iniciativa ao longo deste ano – o último ocorreu em outubro. Os eventos reuniram lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e representantes da sociedade civil. Eles promoveram o avanço da articulação entre os participantes, para que as metas sejam alcançadas, e o compartilhamento dos resultados já alcançados.
Nos encontros, houve momentos de alinhamento estratégico entre as principais lideranças, rodas de conversas, oficinas, palestras, apresentações e painéis sobre temas estratégicos para a região.
“Apoiar o programa LÍDER foi uma das formas que o Parque Tecnológico de Sorocaba encontrou de auxiliar diretamente no avanço da Região Metropolitana. Uma preocupação em projetos de expansão regional é conseguir a colaboração dos diversos setores que são essenciais para atingir esse objetivo. Nós conseguimos isso e, com a ampla adesão, os resultados esperados certamente serão alcançados”, comenta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Sobre o PTS
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.
O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 70 startups.


