Programa de desenvolvimento regional apoiado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba segue com atividades

Programa de desenvolvimento regional apoiado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba segue com atividades

Projeto LÍDER prevê ações para o progresso da Região Metropolitana nos eixos agrícola, industrial e turístico

O Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LÍDER) – Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) 2040 segue com atividades para garantir o cumprimento das metas definidas. A iniciativa é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), com o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O projeto tem como objetivo estabelecer a cooperação entre representantes de cada cidade, de diversos setores, para promover ações de desenvolvimento sustentável, econômico e social na RMS até 2040.

O evento mais recente foi o 1º Fórum de Empreendedorismo Rural da Região Metropolitana, realizado em Ibiúna-SP, no dia 7 de novembro. O encontro teve como foco acelerar o desenvolvimento sustentável no campo, possibilitando que a tecnologia avance cada vez mais e fortaleça a conexão entre oferta e demanda.

Participaram prefeitos, representantes dos governos municipais da RMS e do Estado, Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Sebrae, Desenvolve SP, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de instituições financeiras.

A programação contou com palestras e painéis temáticos com especialistas do setor, workshops e uma feira de máquinas agrícolas.

Resultado de um trabalho iniciado em 2023, o LÍDER teve início com 57 voluntários da iniciativa privada, órgãos públicos, terceiro setor e instituições acadêmicas da região. Em um período de 15 meses (2023 a 2024), eles participaram de uma capacitação intensiva em desenvolvimento de liderança territorial, com suporte e acompanhamento do Sebrae.

Durante esse período, o grupo também fez estudos com o intuito de definir ações para impulsionar o progresso da RMS. Os líderes identificaram maior potencial de desenvolvimento nas áreas agrícola, industrial e turística, de acordo com as características de cada município.

A equipe apresentou as medidas a serem implantadas nesses três eixos até 2040 no evento Transbordamento, promovido em 7 de abril de 2025, no Parque Tecnológico, com cerca de 700 pessoas. A agenda estratégica elaborada prevê, por exemplo, a ampliação da capacitação técnica de produtores rurais, criação de um observatório regional de turismo e incentivo ao aumento de 30% no número de indústrias.

Com o avanço das atividades, o programa recebeu aproximadamente 80 novos participantes neste ano, totalizando mais de 130 pessoas engajadas. Uma Reunião de Boas-Vindas aos novos integrantes ocorreu em maio, também no PTS. Além do caráter receptivo, o encontro teve como foco atualizar os recém-chegados sobre os avanços já obtidos, reforçar os pilares do projeto e fortalecer os vínculos entre todos os participantes.

Além disso, o Sebrae-SP promoveu quatro fóruns ligados à iniciativa ao longo deste ano – o último ocorreu em outubro. Os eventos reuniram lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e representantes da sociedade civil. Eles promoveram o avanço da articulação entre os participantes, para que as metas sejam alcançadas, e o compartilhamento dos resultados já alcançados.

Nos encontros, houve momentos de alinhamento estratégico entre as principais lideranças, rodas de conversas, oficinas, palestras, apresentações e painéis sobre temas estratégicos para a região.

“Apoiar o programa LÍDER foi uma das formas que o Parque Tecnológico de Sorocaba encontrou de auxiliar diretamente no avanço da Região Metropolitana. Uma preocupação em projetos de expansão regional é conseguir a colaboração dos diversos setores que são essenciais para atingir esse objetivo. Nós conseguimos isso e, com a ampla adesão, os resultados esperados certamente serão alcançados”, comenta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

Sobre o PTS

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.

O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 70 startups.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *