A Secretaria Municipal da Saúde (SES), por meio da Zoonoses, informa que Sorocaba confirmou, nesta terça-feira (20), o primeiro caso positivo de raiva em morcego em 2026. O animal foi encontrado no Jardim Tropical, na Zona Oeste, no dia 14 de janeiro e positivado hoje (20).
A Zoonoses iniciou o bloqueio, que são visitas a imóveis em um raio de 500 metros do local onde foi encontrado o morcego. As visitas consistem em orientações e entrega de folders sobre hábitos de morcegos, raiva e como proceder caso encontre um animal em situação anormal. Além disso, os agentes verificam os imóveis para verificar possíveis abrigos desses animais e realizam uma busca ativa para identificar se algum cão, gato ou humano tiveram contato com morcego. Há ainda há verificação se os animais domésticos estão com a vacinação em dia.
Não há risco imediato, esta atividade é uma prevenção para evitar a transmissão de raiva. Um dos objetivos do bloqueio é para verificar contatos de humanos ou animais contactantes com outros morcegos. Em caso de animais domésticos contratantes, a equipe da Zoonoses realiza o reforço vacinal e quando há registro de contato humano, é feito encaminhamento para o atendimento antirrábico.
Vale ressaltar que os tutores de todo o município devem manter as vacinas periódicas de seus animais. A Unidade de Vigilância em Zoonoses mantém dois postos fixos de vacinação para atender a população, saiba mais em: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/saiba-onde-levar-seu-cao-ou-gato-para-tomar-vacina-antirrabica/.
Foto: Arquivo/Zoonoses


