Pesquisa da ACSO aponta que comércio deve movimentar mais de 108 mil presentes, com faturamento superior a R$ 16 mi no Dia dos Pais 

Pesquisa da ACSO aponta que comércio deve movimentar mais de 108 mil presentes, com faturamento superior a R$ 16 mi no Dia dos Pais 

Sorocaba se prepara para um Dia dos Pais promissor em 2025, conforme aponta a pesquisa de consumo realizada pela Athon Soluções a pedido da Associação Comercial (ACSO). O levantamento, que ouviu 220 participantes, com idade predominante entre 25 e 45 anos, revela que metade dos consumidores que compraram em 2024 pretende manter a tradição neste ano. A pesquisa traz dados que orientam o comércio local sobre comportamento de compra, canais preferidos, valores estimados e categorias mais desejadas para presentear na data comemorativa.

O estudo mostra que as lojas físicas continuam com forte presença no coração dos consumidores. As compras no centro da cidade lideram com 42,73%, seguidas pelas lojas de shopping (36,36%). No entanto, observa-se um crescimento importante das lojas on-line e marketplaces, que somam 19,09% das preferências. O consumidor sorocabano também se mostra mais planejado, com 22,73% afirmando que farão suas compras semanas antes da data, embora a maioria (42,73%) ainda opte pela semana que antecede o Dia dos Pais.

Entre as categorias mais procuradas, Moda e Acessórios aparecem em primeiro lugar (38,18%), seguidos por Perfumaria e Cosméticos (14,55%). Os Eletrônicos têm baixa participação (1,82%), o que pode representar uma oportunidade para promoções direcionadas. Além disso, os critérios que influenciam a decisão de compra incluem personalização, originalidade, formas de pagamento facilitadas (Pix e parcelamento), frete grátis e recomendações de influenciadores ou amigos.

Outro dado relevante é a mudança na intenção de gasto. Embora 63,64% ainda planejem investir acima de R$ 251, cresce o número de consumidores nas faixas intermediárias entre R$ 101 e R$ 200. O ticket médio projetado é de R$ 150, indicando uma leve retração nos valores investidos, mas sem comprometer o volume de consumo. A cidade deve movimentar cerca de 108.450 presentes, com um faturamento potencial estimado em R$ 16,27 milhões.

Além dos presentes, os consumidores de Sorocaba valorizam experiências. A maioria (68,18%) pretende comemorar com jantares ou encontros em bares, enquanto 13,64% projetam viagens curtas ou atividades especiais em casal ou família. Essa tendência abre espaço para o setor de gastronomia e turismo local desenvolver ações integradas com o comércio, ampliando as oportunidades de faturamento e fidelização dos clientes.

“Essa é uma data estratégica para os comerciantes. Com os consumidores cada vez mais atentos à personalização, conveniência e valor emocional dos presentes, é fundamental que os lojistas invistam em kits criativos, facilitem o pagamento e valorizem a experiência de compra. O momento é ideal para unir emoção e estratégia”, afirma Hygor Duarte, presidente da ACSO. “As empresas que se posicionarem com campanhas que celebrem a relação entre pais e filhos, e proporcionarem atendimento ágil e humanizado, certamente terão destaque no mercado local”.

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *