Serão 20 vagas em cada turma e podem participar crianças a partir de 8 anos
O artista plástico Santiago Ribeiro irá ministrar duas oficinas gratuitas de maquetes artísticas voltadas às crianças e adultos. Os encontros terão 3 horas de duração e acontecerão na Biblioteca Municipal, em julho.
As oficinas são uma ação de contrapartida do projeto “Há um ponto de luz na Imensidão- Fazenda Ipanema em Réplica” do artista Santiago Ribeiro que foi contemplado com recursos do PROAC no edital de 2023.
Para Ribeiro, que é autodidata e começou a fazer maquetes aos seis anos de idade, as oficinas são um convite para incentivar a imaginação e originalidade. “Essa ação visa democratizar o acesso à cultura e à arte, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento da criatividade de crianças e adultos”, comenta o artista.
As oficinas acontecem em duas datas: No dia 12 de julho para crianças de 8 a 12 anos e no dia 19 de julho, para crianças a partir de 12 anos a adultos, sempre das 13h30 às 16h30.
No encontro, os participantes irão aprender as técnicas básicas de criação e confecção de maquetes artísticas: desde a concepção da ideia até a finalização da obra, além de trabalhar com diversos materiais: como papelão, tintas, pincéis e outros. Irão desenvolver a criatividade e a expressão artística: explorando diferentes formas e cores.
As inscrições podem ser feitas por e-mail (eventos.bms@sorocaba.sp.gov.br). Na mensagem e preciso constar nome completo, idade e o dia de participação. Os materiais serão fornecidos pela organização.
Sobre o projeto:
As oficinas são uma ação de contrapartida do projeto “Há um ponto de luz na Imensidão- Fazenda Ipanema em Réplica” do artista Santiago Ribeiro que foi contemplado com recursos do PROAC no edital de 2023. Miniaturas de edificações da Fazenda Ipanema irão percorrer cidades da região como Iperó, Porto Feliz e Votorantim. É a primeira vez que obras do artista sairão em mostra itinerante. Em cada município que a exposição percorrer,terá uma palestra de abertura com Santiago Ribeiro e o historiador José Rubens Incao.