Mercado imobiliário registra aumento de 95% em vendas na região de Sorocaba

Mercado imobiliário registra aumento de 95% em vendas na região de Sorocaba

Competitividade no metro quadrado e forte demanda reforçam o bom momento do setor

Apesar de certa instabilidade no cenário econômico no início de 2025, o mercado imobiliário mais uma vez mostrou resiliência ao longo do ano e apresentou dados positivos. De acordo com a Pesquisa do Mercado Imobiliário do interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo, divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), o mercado no interior paulista segue em expansão, com aumento nas vendas e valorização do metro quadrado.

O estudo, que analisa 41 cidades do interior do estado, aponta que Sorocaba se destacou especialmente na oferta de unidades. A região, que inclui os municípios de Itu, Boituva e Votorantim, registrou no terceiro trimestre deste ano 166 empreendimentos lançados e 28.053 unidades, com 78,5% de vendas. No comparativo com o mesmo período de 2025, a região apresentou alta de 90,3% em lançamentos e de 95,9% em vendas.

Em relação ao preço do metro quadrado, Sorocaba apresenta valores competitivos: enquanto a média do interior é de R$ 9.055,00, na cidade o valor é de R$ 7.670,00. “Mesmo com desafios no cenário econômico, como os juros altos que dificultam o acesso ao crédito para muitos brasileiros, o mercado imobiliário se manteve aquecido ao longo do ano. Em Sorocaba, o valor do metro quadrado é bastante atrativo e até mesmo mais competitivo, se comparado a cidades com mais de 200 mil habitantes em um raio de 100 km da capital. Em geral, há um grande déficit habitacional no país e isso reforça o potencial do setor”, comenta Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.

Crescimento sustentável

Em Sorocaba, o Grupo Planeta reflete esse bom momento do mercado: pelo terceiro ano consecutivo, bateu recordes e registrou crescimento de 50% em vendas se comparado a 2024. O ano de 2025 foi particularmente significativo: foram seis empreendimentos entregues e mais de mil imóveis vendidos, somando as marcas Access e Planeta.

Os lançamentos mais recentes do grupo também tiveram excelente aceitação do mercado. “Lançamos o Boa Vista Square, o maior empreendimento da nossa história e da cidade, e o Parque Verano, que vendeu mais de 100 unidades em menos de dois meses”, afirma Fernandes.

Os números reforçam o papel da Planeta no desenvolvimento urbano de Sorocaba. No início do ano, a empresa operava com 14 canteiros de obras simultâneos; atualmente, 11 estão em atividade. “Somando as obras concluídas e os lançamentos do próximo ano, temos o ápice da nossa operação, com um volume de crescimento exponencial e sustentável. O Grupo Planeta está sempre atento às inovações em modelos construtivos e evoluções dos canteiros de obras, mantendo a velocidade ideal de produção, venda e entrega dos futuros projetos”, afirma Fernandes.

Para 2026, a construtora prevê a entrega de quatro empreendimentos que somam mais de mil unidades, além de novos lançamentos já em planejamento.

Sobre a Planeta

Com 27 anos de história, a Construtora Planeta é a principal referência do mercado imobiliário de Sorocaba (SP) e a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025). Tem um portfólio de 67 empreendimentos entregues com excelência, que fazem dela a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA. A empresa é reconhecida por seu foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo responsável por marcos arquitetônicos e urbanísticos como o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024,e o Boa Vista Square, maior empreendimento imobiliário da história de Sorocaba.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *