Maristela Honda recebe Título de Emérita Comunitária

Maristela Honda recebe Título de Emérita Comunitária

Homenagem concedida pela Câmara Municipal de Sorocaba foi uma iniciativa do vereador Dr. Hélio Brasileiro

 
Na noite desta terça-feira, 10/09, a presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social e Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Maristela Honda, recebeu o Título de Emérita Comunitária. A sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de Sorocaba e contou com a presença de autoridades, amigos e da família da homenageada.


A iniciativa foi do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), que presidiu a sessão e dividiu a mesa de honra com o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa, representando o prefeito Rodrigo Manga; o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; o diretor do Sesi Sorocaba e Votorantim, Júlio César Martins; o vice-presidente do Seconci-SP, Sergio Porto e o conselheiro do Seconci-SP e presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araújo.

O vereador Dr. Hélio Brasileiro destacou o trabalho realizado por Maristela Honda à frente do Seconci-SP, beneficiando pessoas na área da saúde não somente em Sorocaba, mas também em todo estado de São Paulo.

“O Seconci-SP administra hospitais e ambulatórios médicos em diversas cidades do interior e na capital paulista.  Minha residência foi na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e trabalhei no CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), inclusive hoje está aqui meu professor, doutor Godofredo Campos Borges. Tenho acompanhado toda evolução e melhorias que estão sendo feitas no CHS na gestão do Seconci e isso graças à dedicação da incansável Maristela Honda. Essa homenagem é muito pouco diante do trabalho grandioso que ela desenvolve, mas é a maior honraria que essa casa de lei pode prestar e apenas duas pessoas recebem esse título este ano, uma dela foi o padre Flávio, pelo trabalho desenvolvido na Santa Casa de Sorocaba e a outra é a Maristela Honda por tantos serviços prestados à nossa cidade”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, Maristela agradeceu a família e os amigos, e fez uma retrospectiva de sua participação em diversas atividades comunitárias. “Esse reconhecimento simboliza não apenas uma trajetória pessoal, mas o acolhimento de toda uma comunidade. Sorocaba me acolheu há mais de 30 anos e poder retribuir um pouco do que recebi aqui é para mim uma missão. Fui sócia fundadora do Museu de Arte Contemporânea (MACS), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba (CMDES), do Fórum Municipal de Políticas Públicas (FOMUP) de Sorocaba, do CIM Mulher – Centro de Integração da Mulher, entre outras. Todas essas atividades me levaram a desenvolver um trabalho social também no setor da construção civil, onde atuo há mais de 20 anos”, disse.

Os programas Elas na Construção, ConstruSer e MegaSipat também foram destacados pela homenageada. “No SindusCon-SP desenvolvi diversos projetos voltados para a saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil, como o ConstruSer e a MegaSipat, por exemplo. Fui a primeira mulher a assumir a presidência do Seconci-SP, que acabou de completar 60 anos. Para celebrar essa data, criamos uma agenda cultural levando espetáculos de arte e entretenimento para os trabalhadores da construção.”

Maristela Honda também pontuou sua atuação como membro do Comitê Gestor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba – CHS, representando o Conselho Deliberativo do Seconci-SP. “Tenho a honra de participar do Comitê Gestor do CHS, que tem trabalhado com muita eficiência e oferece um atendimento humanizado à população”, completou.

Pietro Sidoti, superintendente Jurídico, de Risco e Compliance do Seconci-SP fez uma homenagem para Maristela em nome de todos os colaboradores da entidade. “Estou muito honrado em representar toda equipe do Seconci-SP e gostaria de dizer que a nossa presidente é uma pessoa que cuida de outras pessoas. Não é fácil definir uma mulher como a doutora Maristela, mas sua principal característica é pensar no bem estar de todos.”

Maristela também foi homenageada com um arranjo de flores pela equipe de profissionais da CHS, representada pelo médico Bruno Toldo. “Escolhemos girassóis para homenageá-la porque quando a Maristela chega ela traz luz para todos nós”, salientou.

A deputada estadual Maria Lúcia e o deputado federal Vitor Lippi enviaram mensagens de vídeo destacando o trabalho da homenageada e agradecendo pelos serviços prestados em prol da saúde.

Durante a sessão solene, a cantora Teresa Badini se apresentou interpretando um repertório especialmente escolhido para homenagear Maristela Honda.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria. Os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade realiza ainda assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança para as empresas, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

 A sede da Regional Sorocaba do Seconci-SP fica na Av. Gen. Osório, nº 391. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba.seconci@seconci-sp.org.br.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *