A Prefeitura de Sorocaba realizou nova “Operação Ferro-velho” na região do Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade, e constatou irregularidades em dois estabelecimentos visitados. Na ação, realizada nesta quarta-feira (24), um local foi multado e outro voltou a ser interditado em definitivo, por descumprir medida anterior que já determinava o encerramento das atividades.
As ações desse tipo envolvem a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu); e do Setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES). A proposta é coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.
O primeiro ferro-velho acabou multado pela falta de câmera de monitoramento, o que é obrigatório, conforme previsto em legislação municipal. O outro desrespeitava interdição anterior, voltou a ser lacrado e também foi atuado por falta de alvará e constatação de uso de sacolas plásticas pretas, o que também é proibido. No local, foram recolhidos objetos como balança, hastes de aterramento de cobre, botijão de gás, jogos de chaves, macaco automotivo, galão de gasolina, multímetro, facão e uma bolsa contendo chaves para desmanche de veículos e fios de cobre. O material foi apresentado no Plantão da Polícia Civil.
No último dia 10 de julho, uma operação semelhante já havia interditado definitivamente outro ferro-velho, no mesmo bairro, por desrespeitar ordem de interdição, havendo a remoção de todos os materiais inservíveis do estabelecimento.
Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência.
O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).