Mais de 1.000 atletas participam da Planeta Run

Mais de 1.000 atletas participam da Planeta Run

A prova ocorreu em meio à exuberante Mata Atlântica e às construções históricas

A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, sediou, no último domingo (11), a Planeta Run. A corrida reuniu mais de 1.000 atletas para um percurso de 7,7 km entre a vegetação nativa de Mata Atlântica e prédios históricos.

Os ex-atletas Adauto Donizete Domingues, que conquistou duas vezes (1987 e 1991) a medalha de ouro nos 3.000 metros com obstáculos masculino nos Jogos Pan-Americanos, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1988, bem como Marílson dos Santos, tricampeão na tradicional Corrida de São Silvestre e bicampeão na Maratona de Nova York, em 2006 e 2008, sendo o primeiro sul-americano a vencê-la, prestigiaram a iniciativa.

Já quem participou da corrida contou com distribuição gratuita de água, frutas, sorvete e isotônicos ao final. 

Realizado pela Construtora Planeta, o evento reforça o compromisso da empresa com a promoção do esporte, do bem-estar e de hábitos saudáveis. “O dia ensolarado e sem nuvens deixou o cenário ainda mais belo para a realização da corrida. O principal objetivo da iniciativa é estimular a mudança de hábitos, colocando os exercícios físicos na rotina diária. Com isso, conseguimos cumprir o que planejamos ao longo do ano: levar os sorocabanos para eventos agradáveis, animados e que motivam as pessoas a correrem para melhorar as suas marcas e pela qualidade de vida”, afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.

A corrida

O local escolhido para a Planeta Run é uma atração à parte. A Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo e abriga importantes marcos históricos. A largada aconteceu ao lado da Casa das Armas Brancas, construção erguida entre 1879 e 1886. O trajeto, com subidas e descidas em um solo desafiador, testou resistência e técnica dos corredores.

A prova contou com percurso único de 7,7 km, aberto a corredores iniciantes e avançados a partir de 16 anos, com categorias por faixa etária e para atletas PCD, nas modalidades individual e em equipes. Foram premiados com troféus os três primeiros colocados da categoria geral feminina e masculina, além das demais categorias, como assessorias e empresas.

A Flona 

Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma área com 5.069,73 hectares. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.

É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.

Sobre a Planeta

Com 27 anos de história, a Construtora Planeta é a principal referência do mercado imobiliário de Sorocaba (SP) e a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025). Tem um portfólio de 67 empreendimentos entregues com excelência, que fazem dela a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA. A empresa é reconhecida por seu foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo responsável por marcos arquitetônicos e urbanísticos como o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024,e o Boa Vista Square, maior empreendimento imobiliário da história de Sorocaba.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *