Livro traz lições valiosas para profissionais se tornarem líderes humanizados 

Livro traz lições valiosas para profissionais se tornarem líderes humanizados 

Em “Líderes que Curam”, a mentora de líderes e CEOs, Antonella Satyro, afirma ser possível optar por uma liderança que valoriza o potencial humano e que trabalha para construir organizações mais saudáveis e sustentáveis

A CEO da universidade e escola corporativa do futuro Líderes que Curam, mentora de líderes, e palestrante, Antonella Satyro, tem uma frase que costuma levar consigo e repetir sempre que lhe perguntam sobre o que se trata o ato de liderar: “Liderança é sobre liderar pessoas e ajudá-las a se desenvolver, fazendo uso das melhores ferramentas disponíveis: seja através de habilidades humanas e frameworks, seja por meio de exercícios e feedbacks construtivos, mas sempre colocando o ser humano em primeiro lugar”. Contudo, por mais óbvio que essa definição de liderança possa parecer, não é assim que diretores, gerentes e outros líderes executivos costumam gerir suas equipes no mundo corporativo.

Antonella trabalhou por mais de 13 anos em uma multinacional de grande porte, a ExxonMobil, e atualmente treina líderes, CEOs e empreendedoras, convivendo com profissionais de todo tipo de background, cultura e nacionalidade. Segundo ela, ainda se observa bastante nas grandes empresas profissionais se guiarem pelo ego, acreditando que a liderança é sobre status, poder ou título. A fim de mudar essa percepção e despertar as pessoas para se tornarem líderes melhores, Antonella escreveu o livro “Líderes que Curam – Construa sua liderança do futuro com uma equipe motivada, engajada e de melhor performance”; uma publicação da Buzz Editora.

A obra traz lições valiosas para que os profissionais se tornem líderes humanizados e desenvolvam um ambiente saudável e produtivo nas empresas. Para que a leitura seja mais atrativa e provoque efetivamente as mudanças que tenciona, Antonella vai além do mero elencar de informações, usando como fio condutor episódios de sua própria história. “Aqui, o leitor encontrará histórias reais sobre meu aprendizado com os melhores líderes – alguns não tão bons assim – que conheci e tive o prazer – ou desprazer – de conviver e viajará comigo pelas narrativas mais encantadoras de que um líder ou uma líder do futuro pode se valer para impactar positivamente a vida de alguém e ao mesmo tempo ajudar a curar as pessoas”, conta.

O livro é pródigo também em incitar o leitor à ação. A todo momento, Antonella disponibiliza frases de incentivo e exercícios para que o aprendizado seja colocado em prática, porque de nada adianta saber todas as teorias se elas não são aplicadas cotidianamente. “Trata-se do conceito de lifelong learning, ou seja, aplicar o que se aprende, para conseguir fugir do efeito manada”, explica. Conforme a autora, uma leitura atenta e comprometida do livro levará o leitor, peremptoriamente, a questionamentos importantes sobre o ato de liderar de forma positiva, tais como: “qual tipo de líder desejo ser?”; “como posso impactar positivamente as pessoas ao meu redor?” e “como criar e expandir minha consciência para me tornar o líder ou a líder do futuro?”

Não obstante tenha quase 200 páginas, o livro apresenta somente três capítulos, que, por isso, possuem grande densidade. Neles a autora condensa todos os elementos que acredita ser necessário para o desenvolvimento de uma liderança, cujo objetivo principal é tratar o liderado de forma mais humana. Assim, o primeiro capítulo dedica-se a reflexões sobre autoconhecimento, liderança humanizada e líderes que curam. O segundo capítulo, por sua vez, aborda sobre o que é ser uma liderança humanizada e que cura na prática. E o terceiro capítulo traz as ferramentas do líder humanizado, para criar e gerenciar times humanizados na sua melhor performance.

Antonella Satyro, mentora, palestrante e CEO da universidade e

escola corporativa do futuro Líderes que Curam

No primeiro capítulo da obra, Antonella debruça-se sobre o universo do autoconhecimento, competência necessária para que qualquer indivíduo, também o líder, consiga identificar suas valências e pontos a melhorar, ficando, dessa forma, mais próximo de atingir seu máximo potencial e conquistar seus objetivos, a saber: uma liderança que cura. A autora aborda ainda os valores e princípios que devem guiar os líderes humanizados e que curam e trata dos sinais que o corpo transmite como instrumento de autoconhecimento e balizador de uma conduta mais assertiva do líder. 

Antonella dispõe ainda, na fase inicial de seu livro, sobre a importância do profissional se conscientizar de que aquilo que o diferencia dos demais deve ser motivo de orgulho. Para que possa colocar em prática essa marca original, no entanto, alerta a autora, são necessários dois elementos fundamentais: um líder que possibilita e incentiva novas ideias e uma cultura que permita a essas ideias florescerem. O capítulo aborda, por fim, a necessidade de desconstrução de processos de domesticação, para que profissionais consigam se desprender de valores e crenças que não são seus verdadeiramente.

O segundo capítulo da obra, ressalta a autora, explora o conceito e a importância de uma abordagem humanizada na liderança e oferece exemplos práticos de como a liderança humanizada pode transformar equipes e impulsionar resultados. “Ao mergulharmos nesse tema, descobriremos como líderes humanizados são capazes de reconhecer, valorizar e desenvolver o potencial único de cada indivíduo, criando um ambiente de trabalho que promove a saúde emocional, o engajamento e o crescimento pessoal e profissional”, relata. 

Entre os assuntos abordados nesta parte do livro estão: o líder transformacional e sua capacidade de envolver os membros da equipe em torno de uma visão inspiradora para o futuro, criando um senso de propósito e entusiasmo; o poder do afeto nas organizações, ao contribuir para o fortalecimento de laços interpessoais, aumento da confiança e engajamento, e criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo; o paradigma do comando e controle; a importância do feedback para o desenvolvimento; o valor das parcerias verdadeiras no ambiente de trabalho; o poder da escuta empática; e a cultura da falta e seu impacto nos ambientes profissionais.

O capítulo traz ainda episódios relevantes da trajetória profissional de Antonella, tais como: o desenvolvimento e implementação do programa Organic Mind-Up de coach orgânico na ExxonMobil, que democratizou ferramentas de coach e liderança a diversos profissionais da empresa, ajudando-os a obterem destaque em suas carreiras; e a fundação da Comunidade Líderes Human Skills Manifesto, movimento de líderes voluntários para valorizar e desenvolver as habilidades humanas nas empresas.

No terceiro e último capítulo, a autora apresenta uma série de ferramentas que são de grande ajuda para o líder humanizado criar e gerenciar times humanizados na sua melhor performance, tais como: o roteiro de diversidade, inclusão e pertencimento, com foco na criação de ambientes seguros e de confiança; o plano de ação de 90 dias, para traçar objetivos claros para a equipe e para a liderança; a ferramenta skill matrix, visando ao desenvolvimento de pessoas; a estratégia scrum, para preparar o time para uma transformação ágil; ferramenta que mapeia características e aspectos culturais da equipe, para criar uma força de trabalho dinâmica e diversa, entre outras.

A autora finaliza o livro reiterando que nele encontra-se um chamado à ação e à transformação. “Ao longo das páginas, exploramos como a liderança pode ser um poderoso instrumento de cura, tanto para líderes como para suas equipes e organizações”, diz. Sobretudo, complementa: a obra é um convite à reflexão sobre o tipo de líder que todos desejamos ser e uma afirmação de que, sim, é possível optar por uma liderança que promove a cura, que valoriza o potencial humano e que trabalha para construir organizações mais saudáveis e sustentáveis.

FICHA TÉCNICA 

formato 16 x 23 cm 

páginas 250 

tiragem 5 mil 

lançamento 7 março 2024 

ISBN impresso 978-65-5393-302-6 

R$ 49,90 

ISBN e-book 978-65-5393-304-0 

R$ 39,90 

gênero negócios, liderança 

classificação 14+

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *