O setor de Regularização Fundiária, a REURB, sempre foi um setor econômico dominado por homens, mas começa a ganhar força no País puxado por um grupo de mulheres dispostas a ocupar os espaços
Outubro de 2024 – Acontece nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, às 19h20, o lançamento da obra “Regularização Fundiária – REURB por mulheres”, escrito por profissionais que estão transformando a realidade no País, e que acreditam no poder transformador desse setor como ferramenta de promoção social. O livro, publicado pela Editora Mizuno, apresenta uma série de temas trazidos por conceituadas mulheres que atuam na área jurídica e com REURB, que oportunizam moradia digna no Brasil.
Dentre as coautoras, está a Helen Moraes, advogada, especialista em Direito Urbanístico, fundadora da Habita Reurb, empresa dedicada à regularização fundiária e construção de casas populares – a primeira mulher negra dona de construtora no País. A empreendedora assina o quarto capítulo do livro, em que fala sobre melhoria habitacional como promoção social de REURB, além de mostrar os desafios e oportunidades no setor.
“A regularização fundiária é uma área que demanda um conhecimento técnico especializado e multidisciplinar, portanto, tem espaço para todos. É fundamental para promover a inclusão social, garantir o direito à moradia digna, e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável.”, diz Helen que, atualmente, também é presidente do Reurb D´elas, maior Instituto formado por mulheres no Brasil.
O livro é organizado por Juliana Santos Lucas, mestranda em “Derecho y Negocios Internacionales de la Universidad Europea del Atlántico”, advogada especialista em Direito Urbanístico e Regularização Fundiária e diretora no Distrito Federal do IBRF, Jéssica Laroca, Coordenadora no Estado de Minas Gerais, do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária, integrante do coletivo Empre’Delas e Andreia Masruha Vazquez, advogada, Diretora em Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária – IBRF.
Leitura obrigatória para os profissionais que já atuam ou planejam executar projetos na área da REURB, a obra apresenta uma vasta abordagem multidisciplinar, e um foco na inclusão social, a obra não apenas destaca o protagonismo das mulheres na área, mas também oferece um guia prático e detalhado sobre este importante trabalho, além de mostrar os desafios e as oportunidades da regularização fundiária no Brasil.
“Na visão das autoras, mulheres que exercem múltiplas funções tanto na vida pessoal, ou familiar, quanto na sociedade, é de extrema importância buscar a inclusão da mulher em seu papel na construção das cidades e na tomada de decisões em políticas públicas, de forma a cumprir a função social da propriedade. A força de atuação deve ser estimulada sempre para a ação e para a execução”, diz Juliana Santos Lucas, uma das organizadoras da obra.
Na ocasião também será oficializado o Grupo “Reurb D´elas”, cujo objetivo é oferecer suporte e ferramenta para que mais mulheres empreendedoras consigam tocar este trabalho com excelência e conhecimento. Helen lembra que a venda de 100 livros será revertida na compra de cria de Natal para famílias e moradores de rua.
Autores: Andreia Masruha Vazquez, Andressa Rélica Leite Rocha Oliveira Ramos, Angela Ramires, Camila Soares Sakr, Carla Saback, Enrico Madia de Oliveira, Fernanda de Almeida Jorge, Gisele dos Santos Gabriel, Helen Moraes, Jesiê Reinert, Jessica Laroca, Juliana Santos Lucas, Laelia Brito Freitas, Laiz Lizardo, Maria Thereza Margotto Marianelli, Natália Mendes Folster, Rosana Márcia Guimarães, Rose Ramires, Sarah Stephane Silva Morais e Vânia Figueiredo.
Serviço:
A noite de autógrafos acontece na Reserva Rooftop, em frente ao portão 2.
Dia 16/10, quarta, amanhã, às 19h20.
Rua: Marc Chagal, Parque Jardim das Perdizes, São Paulo/SP.