Mostra apresenta peças confeccionadas pelos alunos do projeto Arte da Terra
Após sediar seis turmas do projeto Arte da Terra a cidade de Sorocaba (SP) recebe, este mês, uma exposição com as obras produzidas ao longo da jornada, iniciada em junho de 2023. Aberta ao público, a vernissage acontece na quinta (11), a partir das 19h, no Jardim Botânico de Sorocaba Irmãos Villas-Bôas.
A exposição segue até dia 14, com horário de visitação das 9h às 17h, dentro do Palacete de Cristal. E, na ocasião, o público poderá apreciar o resultado dos meses de aprendizado e criação dos alunos do projeto, que reforça a proposta de incentivo à economia criativa e ao empoderamento dos novos ceramistas.
Um deles é o da aposentada Damiana Bonifácio Santos Dias. Aluna desde a primeira turma, não acreditava na sua capacidade para desenvolver um trabalho manual. “Eu achava que aquilo era muito chique e que, por conta da minha idade, não tinha condições de aprender mais nada. Mas os professores me incentivaram a continuar, dizendo que aquele espaço havia sido pensado justamente para mim”, lembra.
Aos 67 anos, mãe de cinco filhos, aposentada por problemas nos joelhos e com pouco estudo formal ‘Dona Damiana’, como é carinhosamente chamada pela turma, carregava ainda o peso de uma depressão. “Foi na argila que encontrei uma nova motivação. A cada peça moldada, ia descobrindo um novo pedaço de mim mesma, já que nenhuma peça é igual a outra”, completa a agora artesã, que sorri com orgulho ao mostrar suas criações e diz que, mesmo com certo ciúme em se desfazer das peças já planeja aceitar encomendas.
O Arte da Terra formou, em Sorocaba, seis turmas, com uma média de 30 alunos cada. Com acesso as principais técnicas artesanais ensinadas por professores experientes, os participantes receberam orientação para criar uma identidade própria para suas peças, precificá-las, divulgá-las e comercializá-las, permitindo assim uma formação significativa para quem quer aprender um novo ofício, seja por hobby ou para gerar uma outra fonte de renda. Para a professora Rosana Aparecida de Souza, Damiana simboliza exatamente o propósito do Projeto. “De uma mulher insegura a uma artista confiante, Dona Damiana é um dos nossos talentos revelados e prova que nunca é tarde para começar algo novo”, salienta.
A exposição em Sorocaba, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Palacete de Cristal, será gratuita e aberta ao público no horário de funcionamento do espaço, e para visita guiada com audiodescrição, libras e horários exclusivos para TEA é preciso agendar previamente no WhatsApp da Renovarte Produtora Cultural: (19)97408 7044.
O Arte na Terra é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, tem produção da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, com apoio da empresa Núcleo Cultural e patrocínio da Case IH.
SERVIÇO
Exposição Arte da Terra
Data vernissage: 11/09 l Horário: 19h às 21h
Data visitação: 12 a 14/09 l Horário: das 9h às 17h
Local: Jardim Botânico de Sorocaba Irmãos Villas-Bôas (dentro do Palacete de Cristal) l Endereço: rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Iguatemi – Sorocaba (SP) – MAPA AQUI