Inteligência Artificial transforma atendimento e impulsiona vendas no mercado imobiliário

 Inteligência Artificial transforma atendimento e impulsiona vendas no mercado imobiliário

Assistentes virtuais baseadas em IA elevam a experiência do cliente na compra de imóveis

Inteligência artificial para venda de apartamentos já é uma realidade em Sorocaba. O recurso agiliza o atendimento e melhora a experiência do cliente, sem deixar de lado o contato humano na jornada de compra.

Com foco em inovação e excelência no atendimento, o Grupo Planeta, por exemplo, iniciou a implantação da Luna, sua assistente virtual baseada em inteligência artificial. A ferramenta, desenvolvida para a marca Access, foi criada para aprimorar o relacionamento com os clientes desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Até maio deste ano, Luna já participou de oito vendas diretas, demonstrando sua eficácia como ponto de apoio estratégico ao time comercial.

A implementação da IA teve início com uma fase intensiva de estudo e treinamento, com o objetivo de adaptar a tecnologia aos empreendimentos da marca e às particularidades do mercado imobiliário. “Desde os primeiros testes, a Luna vem demonstrando uma evolução significativa. Monitoramos de perto suas interações para garantir uma comunicação clara, personalizada e eficiente com os nossos clientes, e, com isso, torná-la cada vez mais assertiva”, destaca Mário Zani, Gerente de Marketing da Planeta.


O nome escolhido simboliza clareza e orientação – características essenciais em um processo tão importante quanto a escolha de um novo lar. Na prática, a Luna atua como um pré-atendimento, eliminando barreiras iniciais e otimizando o tempo ao fornecer informações precisas sobre os empreendimentos e direcionar ao corretor quais as necessidades de cada cliente.

Entre as principais funcionalidades da Inteligência Artificial estão o atendimento em tempo real, recomendações personalizadas com base no perfil do cliente e o agendamento de visitas aos plantões de vendas.

A ferramenta opera exclusivamente em um número de atendimento via WhatsApp, mas a integração ao site da construtora já está em desenvolvimento, ampliando ainda mais sua acessibilidade.


Luna já participou de oito vendas diretas.

Impactos no ciclo de vendas

Além de automatizar a coleta de dados e facilitar a segmentação de público para campanhas de marketing mais eficazes, a Luna proporciona um ganho expressivo em eficiência. Sua capacidade de identificar as reais necessidades dos clientes permite que o time comercial concentre esforços nas etapas mais estratégicas do atendimento, sem abrir mão do toque humano. “Temos trabalhado para mostrar à equipe que a IA não substitui o relacionamento e que potencializa a conexão com o cliente. Estamos estudando, inclusive, a implementação da Luna também nas redes sociais da Access, para que o usuário tenha uma experiência completa”, destaca Zani.

Com a Luna, o Grupo Planeta reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência no atendimento, consolidando a tecnologia como uma aliada estratégica em todos os pontos da jornada de compra do cliente.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 63 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind 2024, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Tem entre suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação e destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e à sustentabilidade. A Planeta é a 31ª maior construtora do país, de acordo com o ranking 2025 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.

É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *