56% dos jovens de 21 a 28 anos planejam adquirir um imóvel; Construtora Planeta aposta em tipologias diversificadas para atender nova demanda
Um estudo divulgado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), revela que as gerações mais jovens lideram a intenção de compra de imóveis em 2026. Segundo o levantamento, 56% da Geração Z – entre 21 e 28 anos – planeja adquirir um imóvel, percentual superior ao da Geração Y (de 29 a 44 anos), que registra 54%.
Os dados, divulgados recentemente, mostram que a intenção de compra de imóveis no Brasil alcançou 50% no quarto trimestre de 2025, a maior taxa da série histórica, iniciada em 2019. O índice representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024, quando registrava 45%. A pesquisa também aponta que metade dos brasileiros com renda familiar acima de R$ 2.500 declara intenção de adquirir um imóvel nos próximos meses.
“Em 2025, o mercado imobiliário teve aumento de 10% em vendas e 7% em lançamentos – foi um ano muito forte, apesar de um início desafiador. Para 2026, em um contexto de alta de empregos, inflação controlada e taxa de juros possivelmente menor para os financiamentos, temos boas expectativas para o setor”, afirma Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta, empresa com 28 anos de atuação em Sorocaba e 67 empreendimentos entregues.
Tipologias diversificadas
O maior interesse da Geração Z pela aquisição da casa própria também reflete transformações estruturais da sociedade brasileira. As famílias estão cada vez menores e, nesse cenário, tipologias compactas e funcionais ganham protagonismo, ao atenderem às necessidades de um público jovem que valoriza praticidade, boa localização e infraestrutura no entorno.
Para Caio Fernandes, a correta leitura de perfil dos consumidores tem impacto direto no desempenho do setor. Segundo ele, empreendimentos com metragens otimizadas são bastante relevantes nesse cenário, como os que se encaixam no conceito compact premium, com alto padrão de acabamento e serviços. Os complexos de uso misto também são apostas para o público jovem que busca praticidade, pois oferecem a possibilidade de morar, trabalhar e fazer compras em um único lugar.
“A Planeta está preparada para atender esse perfil, pois oferece um mix de produtos diversificado: de studios com conceito compact premium a tipologias maiores, sempre unindo sustentabilidade e tecnologia”, conclui.
Sobre o Grupo Planeta
Líder no mercado imobiliário de Sorocaba (SP), o Grupo Planeta atua em diferentes segmentos por meio das marcas Planeta e Access. Com 28 anos de história e posicionada como a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025), a Planeta desenvolve empreendimentos de médio e alto padrão, com foco em inovação, tecnologia, qualidade construtiva e sustentabilidade. É a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA.
Já a Access, lançada em 2023, amplia o acesso à moradia ao atuar com projetos enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida.
O grupo soma 67 empreendimentos entregues, incluindo marcos como o Ícone Planeta, prédio mais alto do interior do Brasil e vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e o Boa Vista Square, maior empreendimento imobiliário da história de Sorocaba.



