Viviane Pompeu, renomada genealogista e CEO da empresa Pompeu e Contrucci – Genealogia e Cidadanias, tem se destacado no campo da genealogia, especialmente no estudo de registros brasileiros, italianos e portugueses. Natural de São Caetano do Sul ela reside em Sorocaba há mais de 12 anos. Viviane vem atuando profissionalmente na área desde 2018, dedicando-se a ajudar pessoas a descobrirem suas origens e abrindo novas possibilidades em suas vidas.
Com vasta experiência e participação em diversas entidades internacionais de genealogia, Viviane recentemente marcou presença como palestrante na RootsTech, o maior evento de genealogia do mundo. O evento, organizado pela plataforma FamilySearch, ocorreu em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 29 de fevereiro e 2 de março de 2024. Durante o encontro, Viviane teve a oportunidade de se conectar com uma comunidade global vibrante e acolhedora, incluindo muitos brasileiros.
“Estar lá foi um sentimento muito especial”, disse Viviane. “Foi uma oportunidade única de compartilhar conhecimento e aprender com outros apaixonados por genealogia. No ano passado, tive a chance de realizar três palestras, e este ano ministrei novamente três, entre elas sobre DNA e ancestralidade”, contou a genealogista.
A participação de Viviane na RootsTech reforçou a crescente escalada da pesquisa genealógica, além de destacar a importância de conhecer nossas raízes para entender melhor nossa própria história. O evento também permitiu que ela conhecesse as mais recentes inovações na área, como o uso da Inteligência Artificial na pesquisa genealógica.
Além de seu trabalho em genealogia, Viviane também auxilia na obtenção de cidadanias portuguesa e italiana. “Já foram inúmeras sentenças italianas positivas e cidadanias portuguesas deferidas pelo escritório”, afirma Viviane. Ela destaca a importância das famílias de imigrantes italianos e portugueses na região de Sorocaba, ressaltando que 38% das famílias sorocabanas são descendentes de italianos, como as tradicionais famílias Matarazzo e Rizzo.
Viviane também menciona a ligação histórica entre a região de Sorocaba e Itu com o judeu Sefardita português Antônio Bicudo Carneiro, cujos descendentes podem obter a cidadania portuguesa por naturalização, como o caso da tradicional família Leme. “É uma viagem fascinante através dos anos para descobrir que somos um pouco de cada um desses antepassados, ganhando um senso de identidade e pertencimento.”
Para Viviane, o passaporte não é apenas uma oportunidade de viajar, morar e trabalhar no exterior, mas também uma porta para redescobrir as origens, reviver memórias e fortalecer os laços com o passado. “É uma chance única de se reconhecer na história da sua família e encontrar um sentido mais profundo na sua própria jornada”, conclui.
Com sua expertise e dedicação, Viviane Pompeu continua a contribuir significativamente para o campo da genealogia, ajudando indivíduos a se reconectarem com suas raízes e descobrirem novas oportunidades através do conhecimento de sua própria história.
Do dia 29 a 31 de agosto, Viviane participará de um importante evento de genealogia promovido pelo Family Search e Museu da Imigração do Estado de São Paulo, onde também ministrará palestras sobre imigração Portuguesa no Brasil.
Quer conhecer mais sobre seu trabalho? Acesse suas redes sociais @pesquisaegenealogia ou pelo WhatsApp (55) 15-99689-7532 ou e-mail: viviane@pompeuecontrucci.com.br