Iniciativas que transformam valores em prática ganham força diante dos desafios de desempenho e engajamento
A cultura organizacional se mantém entre as prioridades da área de Gente e Gestão para 2026. Depois de figurar como um dos principais desafios de 2025, o tema segue como prioridade estratégica, ao lado da interação entre humanos e Inteligência Artificial e da busca por maior desempenho nas empresas.
Um estudo recente da Gartner, que ouviu 426 diretores de RH de 23 setores em quatro regiões do mundo, reforça essa tendência ao apontar que incorporar a cultura ao trabalho diário é essencial para impulsionar resultados. Segundo a pesquisa, organizações que promovem iniciativas estruturadas nesse sentido registram um aumento de 34% no desempenho dos colaboradores.
Pilar para resultados e transformações
Mais do que um conceito institucional, a cultura organizacional vem se consolidando como um pilar para resultados sustentáveis e processos de transformação. Quando estruturada e vivenciada no dia a dia, ela impacta diretamente a atração e o engajamento de talentos, além de responder às mudanças nas relações de trabalho.
O levantamento destaca que empresas fortalecem sua cultura ao capacitar lideranças em diferentes níveis e criar mecanismos que conectem valores ao desempenho das equipes, tornando esses princípios visíveis e praticáveis na rotina corporativa.
Personagens que aproximam valores do dia a dia
É nesse cenário que iniciativas criativas ganham relevância. No Grupo Planeta, uma campanha inspirada no universo dos super-heróis transforma pilares estratégicos em personagens que aproximam a cultura organizacional da rotina dos colaboradores. A ação “Zeróis Planeta” nasceu com o propósito de “zerar” comportamentos que impactam os resultados, como faltas no trabalho e desperdícios.
A campanha se consolidou como uma abordagem inovadora para reforçar temas como qualidade, segurança no trabalho, responsabilidade, eficiência operacional e bem-estar, alcançando tanto equipes administrativas quanto colaboradores dos canteiros de obras.
Ao todo, seis personagens representam os pilares essenciais da companhia. O “Zé Bembém” incentiva hábitos saudáveis e equilíbrio físico e mental; o “Zé Cológico” promove o uso consciente de recursos, práticas sustentáveis e a redução de desperdícios; o “Zé da Hora” reforça pontualidade e cumprimento de prazos; e o “Zé Ficaz” simboliza eficiência, simplificação de processos e redução de burocracias.
Já o “Zé Planeta” atua como embaixador da cultura organizacional, representando valores como humildade, respeito, ética, transparência e profissionalismo, enquanto o “Zé Quali” assume o papel de o guardião da qualidade, incentivando organização, atenção aos detalhes e prevenção de retrabalhos.
“Por meio de personagens lúdicos, os ‘Zeróis’, conseguimos materializar a nossa cultura e incentivar boas práticas, potencializando os impactos positivos no nosso ambiente. O nosso objetivo é conectar todos os colaboradores à nossa cultura, vivenciando-a na prática e, ainda, reconhecer as ideias que contribuam com o projeto”, comenta Fernanda Aleixo, Superintendente de Gente e Gestão do Grupo Planeta.
Sobre o Grupo Planeta
Com 27 anos de história, o Grupo Planeta é a principal referência do mercado imobiliário de Sorocaba (SP) e a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025). Tem um portfólio de 67 empreendimentos entregues com excelência, que fazem dela a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA. A empresa é reconhecida por seu foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo responsável por marcos arquitetônicos e urbanísticos como o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024,e o Boa Vista Square, maior empreendimento imobiliário da história de Sorocaba.


