Peça da Companhia Opinião evoca Dandara dos Palmares enquanto símbolo para contar sobre séculos de exploração, mas, também, da resistência de mulheres pretas
Neste sábado, 2, a Companhia Opinião apresenta “Opinião Conta Dandaras”, na Praça Coronel Fernando Prestes. O espetáculo, que narra a trajetória de Dandara dos Palmares, é gratuito e acontece a partir das 11h.
Por meio de músicas e poesias, a Cia Opinião constrói um paralelo com aspectos da realidade do Brasil contemporâneo e de histórias vividas pelo próprio coletivo sobre resistência, fuga, filhos, ventres e serras.
O nome próprio, no plural, anuncia as intenções do grupo: Dandara dos Palmares é evocada enquanto símbolo para contar sobre séculos de exploração, mas também, fundamentalmente, de resistência de mulheres pretas. A força desta ancestralidade está na dança, na voz, na arte, na vida que ali pulsa.
A encenação se organiza em quadros que compõem uma narrativa épica, resultando em uma construção dialética entre cantos, versos e compartilhamentos que trata da realidade brasileira, brutalmente atravessada pelo racismo e pela escravidão, fundantes da miséria dos tempos de hoje.
Entre as vivências das artistas em cena e a história do nosso país, desenha-se um recorte, entre tantos possíveis. “Opinião conta Dandaras” opera em sua teatralidade a compreensão de que a cena é um espaço onde se pode gritar. Um espaço em que se faz gira para aquilombar.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Flor, Priscila
Direção e montagem: Davi Lima
Composições: Zé Rodovalho
Cia de Fazedores:
Adriana Afonso
Camila Barbagallo
Vitória Cardoso
Xêg
Heloise Comin
Jaqueline Cachone
Ismênia Leão
Músicos:
Zé Rodovalho (violão)
Pepê (percussão)