Instituição e outros três cursos já haviam sido avaliados com pontuação máxima em 2024
O curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde – foi avaliado e reconhecido com a nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a pontuação máxima que uma instituição ou curso pode alcançar, seguindo os critérios estabelecidos pelo MEC.
Esse reconhecimento destaca a qualidade do ensino oferecido e a excelência do corpo docente da Facens, que desenvolve nos estudantes habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado de trabalho. A Engenharia Agronômica da Facens capacita profissionais para trabalhar no agronegócio, com conhecimentos aprofundados em produção animal e vegetal, mecanização agrícola, combate a pragas, composição do solo, irrigação, adubo, melhoramento, clima, sustentabilidade e negócios.
Para Patrícia Klahr, reitora da Facens, o compromisso com a inovação e o desenvolvimento de profissionais de alto nível é constante. “Essa conquista reforça ainda mais o nosso papel como referência em educação superior. Agradecemos a todos que fazem parte dessa trajetória de sucesso. Esse resultado é fruto de uma dedicação contínua e de uma educação baseada nas melhores práticas, na inovação, na sustentabilidade e na humanização”.
Em 2024, o Centro Universitário Facens e os cursos de Enfermagem, Biomedicina e Gestão de Tecnologia da Informação já haviam conquistado nota 5, a pontuação máxima do MEC. A Instituição, localizada em Sorocaba (SP) e fundada em 1976, também alcançou essa nota em 2018. Além disso, o curso de Arquitetura e Urbanismo foi considerado em abril deste ano, por meio do Enade, o melhor entre as instituições privadas do estado de SP; e todas as engenharias conceituadas as melhores da região de Sorocaba.
Sobre o Centro Universitário Facens
O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 1º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 48 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.