Empresários da região de Sorocaba já se mobilizam para mitigar efeitos do aumento do IOF

Empresários da região de Sorocaba já se mobilizam para mitigar efeitos do aumento do IOF

Muitos executivos têm intensificado o planejamento tributário após decisão do STF que autorizou a elevação das alíquotas

A autorização para o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), restabelecida por decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), acendeu o sinal de alerta entre os empresários da região de Sorocaba. Muitos executivos têm se dedicado ao planejamento financeiro e à revisão de tributos pagos como forma de compensar o impacto da medida sobre o caixa das empresas.

A decisão do STF restabeleceu parcialmente o Decreto nº 11.374/2023, que havia sido barrado pelo Congresso, autorizando o aumento das alíquotas do IOF sobre crédito, câmbio, seguro e operações com títulos e valores mobiliários. A determinação passará por análise do Plenário do Supremo em data a ser definida. 

Segundo a economista Daniele Ishida, que é diretora da área de consultoria tributária da Apter, empresa especializada em soluções fiscais, o aumento do IOF tende a agravar a já elevada carga tributária brasileira. “O impacto é direto sobre todas as empresas e até pessoas físicas, porque o imposto incide, automaticamente, sobre algumas operações rotineiras, como empréstimos e remessas internacionais”, alerta.

Apesar da dificuldade de escapar do aumento do tributo, a orientação é de que os contribuintes se antecipem com uma avaliação tributária mais ampla. “Muitos empresários da região estão cientes das mudanças e deram início a um bom planejamento financeiro e tributário. É mais difícil fugir do IOF, mas nós conseguimos rever outras áreas para não pagar a mais. Há empresas que, ao revisarem os tributos pagos nos últimos cinco anos, identificam valores recolhidos de forma indevida e recuperam parte desse montante, fato que pode gerar um alívio no caixa”, completa Daniele.

A especialista ressalta que as empresas com maior volume de operações de crédito ou transações internacionais tendem a sentir os efeitos de forma mais imediata, mas o momento é crítico para todo o setor produtivo. “Quem ainda não se planejou precisa começar. A carga tributária está aumentando de todos os lados. As companhias que adotarem uma postura preventiva poderão enfrentar esse cenário com mais segurança”, finaliza.

Sobre a Apter

Referência em consultoria tributária, auditoria, outsourcing e tecnologia, a Apter desenvolve soluções inteligentes e personalizadas para empresas de diversos segmentos. Com sede em Sorocaba-SP, além de escritórios em Votorantim-SP e Alphaville-SP, a empresa transforma desafios tributários em oportunidades, combinando agilidade, qualidade e eficiência para entregar os melhores resultados. A Apter também se destaca na consultoria estratégica empresarial, promovendo soluções inovadoras e construindo parcerias duradouras.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *