Na manhã desta quinta-feira (31/10), o 2º vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Francesconi Júnior e o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, participaram do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Toyota em Sorocaba.
Outras autoridades compareceram ao evento, entre elas o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o prefeito eleito de Votorantim, Weber Manga; os deputados federais Vitor Lippi, Gilberto Nascimento e Jefferson Campos; a deputada federal Simone Marquetto; os deputados estaduais Carlos Cézar, Danilo Balas, Delegado Olim, André Bueno, Vitão do Cachorrão e as deputadas estaduais Maria Lúcia Amary e Carla Morando.
A ampliação do parque fabril da montadora faz parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, anunciado em março deste ano e incentivado pelo Governo de São Paulo, por meio da liberação de créditos acumulados de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
O complexo será construído em uma área de 400 mil m2, onde será instalada a nova área fabril, que irá aumentar em 50% a capacidade produtiva atual da montadora, e um novo centro logístico de peças, que irá movimentar 1,1 milhão de componentes por mês. O encerramento das obras está previsto para o final de 2026. “Essa nova fábrica representa a expansão das nossas exportações, das nossas vendas internas e, também, a criação de mais de 2 mil novos empregos”, disse Rafael Chang, CEO da companhia na América Latina.
Segundo o presidente da Toyota, Evandro Maggio, a expansão da fábrica de Sorocaba vai promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no País e em toda a região da América Latina.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que Toyota está sendo pioneira na questão da descarbonização no Brasil. “Sempre tivemos a percepção de que o primeiro passo que nós tínhamos que dar era na direção do híbrido. A Toyota apostou nesta vocação e foi pioneira”, destacou.
Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, esse novo conceito que está sendo implantado pela Toyota, onde a cadeia de fornecimento vai estar a apenas 1 km de distância, vai contribuir para o desenvolvimento da região. “A proximidade da fábrica com a cadeira de fornecimento colabora com as medidas sustentáveis, otimizando o transporte e a logística, reduzindo a circulação de caminhões e o consumo de combustíveis, além de ser importante para fortalecer o desenvolvimento regional e promover a geração de novos postos de trabalho”, ressaltou Syllos.
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ciespsorocaba.com.br. Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.