A Alpha Bilingual School destaca práticas humanizadas e equipe preparada para lidar com crianças e suas singularidades.
Nos últimos dez anos, o número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem crescido em todo o mundo. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, cerca de 11% das crianças entre 3 e 17 anos já receberam o diagnóstico — um aumento de mais de 40% em relação à década anterior. Especialistas apontam que o dado reflete não apenas novos casos, mas também maior conscientização e busca por acompanhamento especializado.
No Brasil, o tema também ganha espaço entre educadores e famílias preocupadas com as chamadas diferenças de aprendizagem — crianças que apresentam diferentes ritmos e formas de construir o conhecimento, independentemente de um diagnóstico. Mais do que uma tendência, o fenômeno é um convite à empatia e à adaptação pedagógica.
É justamente essa a filosofia da Alpha Bilingual School, de Votorantim (SP), que tem como propósito oferecer uma educação bilíngue, lúdica e humanizada, respeitando o ritmo individual de cada aluno. A instituição conta com profissionais especializados em psicopedagogia e educação inclusiva, que atuam de forma integrada com professores e famílias.
“A aprendizagem é uma habilidade natural! Todos aprendem, mas a forma, o ritmo e o estilo de aprendizado das crianças podem variar significativamente — e isso não é um problema, é o desvelar de um caminho importante na trajetória escolar de cada criança”, destaca Paola S. Verlangieri, orientadora educacional da Alpha Bilingual School.
“Em uma mesma sala de aula, é comum encontrar crianças com perfis completamente distintos: temos alunos com muita facilidade para construir um segundo idioma e outros que precisam de mais tempo e estímulo. O importante é permitir que todos se sintam seguros e acolhidos para aprender. Aqui, olhamos para a criança de maneira integral — não apenas para o desempenho acadêmico, mas também para o emocional.”
Com uma proposta pedagógica que valoriza o acolhimento emocional, o vínculo com as famílias e o respeito às singularidades, a Alpha Bilingual School reforça o papel da escola como espaço de escuta, observação e parceria. A equipe realiza formações contínuas sobre neurodiversidade, estratégias de ensino bilíngue e mediação de conflitos, fortalecendo o compromisso com uma educação inclusiva e afetiva.
“Nem toda dificuldade é um diagnóstico, e nem todo diagnóstico define quem a criança é”, complementa Paola. “Nosso papel é identificar potencialidades, oferecer suporte e caminhar junto com as famílias. Uma escola verdadeiramente humanizada acolhe cada aluno como único.”
O reconhecimento das famílias confirma o compromisso da Alpha Bilingual School com uma educação acolhedora e humanizada para cada aluno.
O reflexo desse acolhimento é percebido pelas famílias. David Chiara, pai de uma aluna, ressalta a parceria entre escola e pais como fator essencial no desenvolvimento da filha:
“O carinho e a atenção individualizada são perceptíveis no dia a dia. A participação das famílias nas atividades cria uma conexão genuína, que reflete diretamente nos resultados e na confiança no método da escola.”
A mãe Monique Marcelli Guimarães compartilha o mesmo sentimento:
“A escola é perfeita para minha filha. Ela se tornou mais independente, criativa e confiante. O acolhimento é visível em cada detalhe — da didática ao carinho dos professores. Inclusive, escolhemos permanecer na cidade para que ela pudesse continuar estudando aqui.”
“Acreditamos que educar é também entender que o desenvolvimento não é linear”, finaliza Paola. “Nosso compromisso é fazer com que cada aluno se sinta capaz e confiante para trilhar seu próprio caminho de aprendizagem.”
Serviço
Alpha Bilingual School
Endereço: Av. Julio Cassola, 1140 – Alphaville Nova Esplanada, Votorantim – SP, 18118-001- Telefone: (15) 99855-8000.

Posted inNotícias


