Coloque na agenda: a Planeta Run 2025 acontece em 21 de setembro
Se você está procurando uma maneira simples, acessível e transformadora para mudar a sua rotina e se exercitar, temos uma sugestão: já pensou em começar a correr? Os praticantes dessa modalidade costumam dizer que a corrida é uma celebração da evolução pessoal, da superação dos próprios limites e da conquista de novos hábitos.
A corrida de rua é uma das atividades físicas mais democráticas que existem — não importa a idade, o preparo físico ou a experiência. E não é preciso ser atleta para começar: basta calçar seu par de tênis e dar o primeiro passo.
Além dos benefícios físicos, como melhora da saúde cardiovascular, perda de peso e aumento da disposição, correr também fortalece a mente: ajuda a aliviar o estresse, aumenta a autoestima e traz a sensação de realização pessoal. Segundo a Pesquisa “Por dentro do Corre”, realizada pela consultoria Box 1824, a corrida se transformou em um fenômeno cultural e social, com 13 milhões de adeptos no Brasil. Cerca de 46% dos entrevistados declararam que correm para melhorar a saúde mental.
Participe de corridas de rua
Depois que der o primeiro passo e começar a praticar a corrida, coloque na agenda as corridas de rua programadas para a sua cidade e inscreva-se. Em Sorocaba, por exemplo, a Planeta Run 2025 terá uma edição especial no dia 21 de setembro, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó/SP – um cenário que conquistou os amantes desta modalidade esportiva. Neste ano, a prova terá um novo percurso com 7,7 km para corredores iniciantes e de nível avançado. A largada está marcada para as 7h30 da manhã.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro ou enquanto houver vagas, no site planetarun.com.br. Na página é possível consultar o regulamento e o valor da inscrição. A idade mínima para participar é de 16 anos e as inscrições também estão disponíveis para os atletas PCD (portadores de necessidades especiais), de forma individual ou em equipes.
O evento é realizado pela Construtora Planeta, que incentiva a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. “Nosso evento foi pensado também para quem está começando. Teremos um ambiente acolhedor, apoio profissional e muita energia positiva para você se sentir parte de algo maior. Na Planeta Run, cada passo é um avanço e cada quilômetro vencido é uma vitória. Temos o esporte no DNA da empresa, por isso, nosso maior objetivo com esses eventos é promover a atividade física”, comenta Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
O local escolhido para esta prova é uma atração à parte: a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente, mas que também tem ligação com o esporte, com suas trilhas para corrida e caminhada.
A largada da prova, que terá subidas e descidas no piso de terra e grama, será ao lado da Casa das Armas Brancas, uma importante edificação que foi construída entre 1879 e 1886, e que hoje faz parte do roteiro para visitação.
Receberão troféus do 1º ao 3º colocado na categoria geral feminina e masculina, e nas demais categorias divididas por faixa etária. Também serão premiados os primeiros colocados nas categorias PCD, assessorias e empresas.
A Flona
Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma área com 5.069,73 hectares. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.
É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 63 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind 2024, do Instituto Ipeso, bem como o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Tem entre as suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação. Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e à sustentabilidade. A Planeta é a 31ª maior construtora do país, de acordo com o ranking de 2025 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.
É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.