Sabedoria da filosofia atemporal aplicada ao mundo dos negócios
Em “Antimanual Filosófico”, Paulo Monteiro repensa as organizações e seus dogmas a partir da visão de grandes pensadores
Em um mundo tomado pela racionalidade excessiva, que se justifica diante da urgência por soluções para os desafios diários, Paulo Monteiro propõe uma guinada na direção contrária. No livro Antimanual Filosófico: para pessoas inquietas com dogmas organizacionais, o consultor e professor em desenvolvimento humano e organizacional repensa o mundo do trabalho e das organizações a partir da visão de grandes pensadores.
Nomeando os capítulos da obra, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche e Kant são alguns dos expoentes que se tornam fontes de inspiração para desconstruir dogmas como a hierarquia, a obsessão por resultados e o individualismo. O autor, também graduado em filosofia, pinça recortes das teorias destes filósofos e, com uma linguagem prática e didática como se estivesse em sala de aula, faz provocações na forma de perguntas sobre temas como propósito, diálogo, ética e tecnologia.
(…) por décadas o que prevaleceu no universo organizacional foi uma mentalidade racional e utilitarista, centrada em processos e nos resultados financeiros. Mas algumas empresas mais inteligentes foram percebendo que não são uma engrenagem ou uma composição mecânica, mas organismos sociais e coletivos formados por pessoas, seres humanos, com suas motivações, aspirações e seus desejos (Antimanual Filosófico, p. 31).
As aparências no ambiente de negócios, o ego inflado na falta da troca verdadeira entre pessoas, os problemas de comunicação e a coisificação para interesses próprios também são destrinchados nesta ágora filosófica. Para Monteiro, a busca constante por segurança coloca em um abismo o fato de que a mudança é a única constante, e que por isso não há respostas simples para lidar com os desafios.
Profissionais de diferentes áreas e níveis de liderança, inclusive autônomos, além dos interessados pelo tema da filosofia encontrarão, nesta obra, uma ode ao humanismo – e a evidência de que grandes ideias não ficam obsoletas. “Paulo desafia paradigmas e estruturas de poder, os quais criaram organizações ricas em dinheiro e pobres em humanidade”, comenta em endosso Aline Carvalho, diretora-executiva de gente e gestão da Norsul.
Em um mundo que clama por sabedoria, as páginas de Antimanual Filosófico podem servir de oásis para o leitor distanciar-se da correria do dia a dia e saborear a riqueza que só a filosofia pode oferecer. Esta pausa reflexiva sugere criar um movimento em direção a uma vida mais consciente, plena e significativa, traduzido na forma de organizações mais humanas e profissionais realizados com seu propósito.
Ficha técnica:
Título: Antimanual Filosófico: para pessoas inquietas com dogmas organizacionais
Editora: Maquinaria Editorial; 1ª edição
ISBN-10: 8594484429
ISBN-13: 978-8594484420
Páginas: 224
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor: Paulo Monteiro é mestre em Comunicação e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Chile e pela Universidade Autônoma de Barcelona; obteve o bacharelado em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum de Nova York (EUA) e é graduado em Comunicação Social pela PUC-RJ. Depois de um período estudando e trabalhando em outros países, o autor trouxe ao Brasil experiência profissional e acadêmica suficiente para atuar como consultor em desenvolvimento humano e organizacional. Há anos, Monteiro aplica seu conhecimento em Ciências Humanas, Filosofia e Gestão ao mundo das empresas. Também é professor em MBAs e cursos in company para algumas das principais instituições do país, como a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Dom Cabral. Como consultor e coach, o autor busca provocar estruturas vigentes para levar indivíduos e culturas à sua melhor versão.
Redes sociais – Instagram: @paulo_monteiro_2018 | Site: PM Consultoria
Sobre a editora: Fundada em 2018, a Maquinaria é uma editora que se destaca pelo seu time editorial altamente especializado e experiente. Com uma equipe de liderança inovadora, a Maquinaria se consolidou no mercado como uma referência em qualidade editorial e design. Focada na publicação de autores nacionais em ficção e não-ficção, seu catálogo inclui nomes de destaque como Mauricio de Sousa, Eduardo Feldberg, Sri Prem Baba, Emanuel Aragão, entre outros, contribuindo significativamente para o fortalecimento da editora no mercado. Com sede em São Paulo e um centro de distribuição em Guarulhos, a editora atende mais de 500 clientes ativos e está presente em mais de 1.000 pontos de venda no país. Além do seu catálogo comercial, a Maquinaria oferece projetos editoriais personalizados, destacando-se por sua criatividade e compromisso com a qualidade.
Redes Sociais – Instagram: @maquinariaeditorial | Site: Mqnr